Início do conteúdo

12/05/2023

Cooperação Social da Fiocruz promove formação de promotores populares de saúde no Jacarezinho (RJ)

Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)


Durante os meses de maio e junho de 2023, a Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz promoverá o segundo ciclo de oficinas de Formação de Promotores Populares de Saúde no Jacarezinho, zona Norte do Rio de Janeiro. A formação é gratuita, aberta ao público e direcionada às pessoas que atuam em territórios de favelas e periferias urbanas e aos moradores do território do Jacarezinho. O prazo para inscrições do novo ciclo formativo é de 8 a 22 de maio.

Os conteúdos das oficinas são pensados e articulados com as contribuições de uma equipe multidisciplinar que irá trabalhar o tema do antirracismo a partir do olhar da promoção da saúde e da participação nos diversos níveis e instâncias do Sistema único de Saúde (SUS).

A formação é voltada para moradores de quatro favelas do Rio de Janeiro que tenham passado por violações de direitos humanos. Também visa analisar as demandas locais frente à disponibilidade de serviços psicossociais para moradores dessas favelas na perspectiva antirracista do compartilhamento de saberes ancestrais, sobretudo os reconhecendo e valorizando os saberes territoriais dos quatro lugares de atuação do projeto.

O projeto de Formação de Promotores Populares de Saúde na Perspectiva Antirracista é realizado pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e conta com o apoio da Biblioteca Parque de Manguinhos e do Centro de Referência Para a Saúde da Mulher (Cresam). O diploma de certificação será emitido pela Coordenação de Cooperação Social da presidência da Fiocruz e entregue aos participantes com presença em pelo menos 5 oficinas.

Para realização das inscrições, a pessoa interessada deverá enviar nome completo, RG e o local de residência para o número (21) 99202-3464 ou (21) 99553-8181. As oficinas serão realizadas presencialmente na Biblioteca Parque Manguinhos, que fica na Av. Dom Hélder Câmara, 1184 - Benfica - Rio de Janeiro.

Voltar ao topo Voltar