19/11/2024
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Leia a carta na íntegra:
"Neste 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Fundação Oswaldo Cruz renova seu compromisso com a promoção da igualdade racial, da diversidade e das políticas inclusivas, bem como com o enfrentamento ao racismo estrutural que ainda marca profundamente nossa sociedade. O impacto do racismo sobre a saúde se manifesta em diferentes esferas, desde o acesso desigual aos serviços de saúde até a desinformação acerca de doenças que afetam majoritariamente a população negra.
Na Fiocruz, reconhecemos que a defesa de valores antirracistas não apenas contribui para a saúde pública, mas fortalece nosso propósito de transformar o Brasil em um país mais justo e equitativo. Somente por meio de ações concretas e permanentes poderemos reduzir as desigualdades históricas que persistem e comprometem o acesso a direitos e oportunidades para milhões de brasileiras e brasileiros, entre eles, o direito à saúde.
Na Fiocruz, desde 2017 estabelecemos as cotas nos programas de pós-graduação stricto sensu e, desde 2019, nos processos seletivos lato sensu e nas residências. Em 2021, lançamos nova regulamentação no campo das ações afirmativas destinada aos nossos cursos na perspectiva de aprimorarmos a adoção de estratégias que garantam o direito e que assegurem condições apropriadas ao acesso.
O nosso esforço contínuo também tem sido voltado à valorização da diversidade e da equidade no nosso quadro de trabalhadores. A Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogepe) vem atuando nessa direção, em diferentes ações. Destaco o exemplo recente do concurso público Fiocruz, em andamento, no qual teremos pela primeira vez o atendimento pleno dos 20% da cota para pessoas negras.
A criação da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) em 2023 foi uma iniciativa para definirmos estratégias que orientem e impulsionem, de forma integrada, diversas iniciativas que consolidam o compromisso coletivo da Fiocruz com a construção de um ambiente institucional antirracista. Ressalto também o importante papel do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça ao longo desses anos.
Atuamos com ações para dentro e para fora da Fiocruz. Colegas de diferentes unidades da Fiocruz têm participado de grupos de trabalho e projetos de pesquisa em colaboração com o Ministério da Saúde na discussão e implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a fim de combater as desigualdades no nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Essa política tão importante visa à promoção da saúde da população negra de forma integral, compreendendo que as iniquidades em saúde são fruto de processos socioeconômicos e culturais injustos, que aumentam a morbimortalidade das populações negras brasileiras.
Neste ano, em que celebramos, pela primeira vez, o 20 de novembro como feriado nacional, reafirmamos nossa responsabilidade institucional no enfrentamento ao racismo e a todas as formas de discriminação. Ainda há muito a ser feito, e cada passo importa para que possamos pavimentar, a cada dia, uma Fiocruz verdadeiramente antirracista.
Viva Zumbi dos Palmares e o 20 de novembro!
Mario Moreira,
Presidente da Fiocruz."