11/02/2014
A Fiocruz Pernambuco sediou a primeira reunião de 2014 do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio-ambiente e na Sociedade. O encontro foi coordenado pela pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da instituição Idê Gurgel e contou com a participação de representantes dos mais de 20 órgãos públicos ou entidades integrantes do Fórum.
Dois assuntos principais estiveram na pauta das discussões. O tema vigilância em saúde das populações expostas a agrotóxicos foi apresentado pelo secretário executivo do Fórum, Pedro Albuquerque, representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Já o procurador Regional do Trabalho, Pedro Serafim, falou sobre as ações desenvolvidas no fórum pernambucano e no nacional, do qual é o atual coordenador.
A iniciativa visa suscitar o debate com a sociedade à cerca dos riscos e perigos relacionados ao uso de agrotóxicos, conscientizando sobre a necessidade do controle efetivo na utilização desses produtos. “A partir dessas discussões, a ideia é estimular um desenvolvimento agrícola mais saudável, mais ecologicamente sustentável”, explica Idê Gurgel. A pesquisadora foi eleita coordenadora do fórum em 18 de dezembro passado, ao lado do vice-coordenador Flávio Duarte, da organização não governamental Centro Sabiá, e do secretário executivo Pedro Albuquerque. Todos têm mandato, renovável, de um ano. As reuniões do grupo são mensais e a próxima acontecerá novamente na Fiocruz Pernambuco, no dia 11 de março.