Início do conteúdo

15/08/2016

Fiocruz Amazonas promove Semana de Biossegurança em Manaus

Fiocruz Amazonas


O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas), por meio da sua Comissão de biossegurança, promove entre os dias 16 e 19 de agosto, a Semana de Biossegurança, das 8h às 12h, na instituição. O evento será direcionado aos novos bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC), assim como também para alunos de pós-graduação, servidores e terceirizados que atuam na utilização dos laboratórios de pesquisa da instituição.

O objetivo é capacitar os participantes para os procedimentos corretos em relação ao fluxo de atividades corretas a serem desenvolvidas na dependência dos laboratórios. Os temas abordados no decorrer do evento irão envolver biossegurança: Conceitos em Biossegurança e Legislação; Boas práticas de laboratório; Biossegurança em atividades com agentes químicos; Biossegurança no manuseio de agentes biológicos; Limpeza, desinfecção e esterilização; Riscos no trabalho, controle do princípio de incêndio e noções de primeiros socorros, além de atividades práticas que contempla visita guiada ao laboratório.

Para a coordenadora da Comissão de Biossegurança da Fiocruz Amazonas, Sônia Oliveria, a oportunidade possibilita um ganho de conhecimento que vai refletir não só na realização das atividades do participante dentro da instituição, mas também em toda sua carreira profissional. “O ganho para esses alunos vai ser a mudança de atitude frente às atividades que ele vai estar executando e isso ele vai levar para a vida toda. A forma como ele vai se enxergar e se comportar dentro de um laboratório, a forma de adquirir conhecimento para saber o que ele pode ou não pode, deve ou não deve fazer no laboratório, não só aqui, mas em todos os lugares onde ele for trabalhar”, declarou.

O curso é realizado anualmente no período da acolhida, para que os pesquisadores possam passar toda a prática da biossegurança aos nossos alunos de iniciação científica, que vão para os laboratórios e precisam ter um conhecimento prévio de como se comportar dentro dos laboratórios, em trabalhos de campos, em toda a vida dele dentro da instituição.

De acordo com o coordenador do PIC da Fiocruz Amazonas, Felipe Pessoa, a participação dos novos bolsitas é de suma importância até mesmo pelo manuseio de materiais de laboratórios que precisam de conhecimento para serem utilizados. “Nós temos diversos laboratórios aqui que trabalham com alguns organismos patogênicos, então o estudante precisa saber como se comportar no laboratório, para evitar que ele sofra um acidente, ou que ele ocasione um acidente que vá comprometer o material que está sendo trabalhado, ou evitar que ele sirva de fonte de propagação, por exemplo, um estudante que sai com um jaleco contaminado e vai no restaurante utilizando esse jaleco, ele vai funcionar como um agente dispersor de bactérias, de fungos, de vírus, de algum agente patogênico que possa causar mal aos outros”, explicou.

Programação:

Terça-feira: 16/08 (9h - 12h)
- Conceitos em Biossegurança e Legislação (MSc. Itapuan da Silva) 
- Boas práticas de laboratório (Dra. Ani Jackisch Matsuura)

Quarta-feira: 17/08 (9h - 12h e 14h - 17h)
- Biossegurança em atividades com agentes químicos (MSc. Rogério Queiroz, Fiocruz Minas)

Quinta-feira: 18/08 (9h -12h) 
- Biossegurança no manuseio de agentes biológicos (Dra. Stefanie Lopes) 
- Limpeza, desinfecção e esterilização (Dra. Priscila Aquino)

Sexta-feira: 19/08 (9h - 12h)
- Riscos no trabalho, controle do princípio de incêndio e noções de primeiros socorros (MSc. Rafael Petersen) 
- Visita guiada ao laboratório (MSc. Michele de Jesus e Dra. Ormezinda Fernandes)

Local: Salão Canoas / Fiocruz Amazonas 
Endereço: Rua Teresina, 476 / bairro Adrianópolis / Manaus, AM

Voltar ao topo Voltar