10/08/2017
A Editora Fiocruz, os autores e organizadores convidam para o lançamento coletivo de sua recente produção editorial.
Anatomia de uma Epidemia: pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental (Robert Whitaker)
Livro premiado e traduzido em diversos idiomas, Anatomia de uma Epidemia aborda a contravertida questão das drogas e tratamentos psiquiátricos. O autor foi impulsionado a escrever sobre o que considera “um tremendo campo minado político” a partir de uma reportagem sobre maus-tratos em pesquisas com pacientes psiquiátricos, como, por exemplo, o uso de medicamentos para exacerbar sintomas em esquizofrênicos ou, ao contrário, para privá-los de antipsicóticos. Leia mais.
A Assistência a Alienados na Cidade do Rio de Janeiro (1852-1930) (William Vaz de Oliveira) - Coleção História e Saúde
Traça um panorama do desenvolvimento da medicina mental brasileira, da inauguração do Hospício de Pedro II (HPII) ao afastamento de Juliano Moreira da direção da Assistência a Alienados, em 1930. Antes do HPII, os 'alienados' eram recolhidos à Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, vivendo em péssimas condições, junto a outros marginalizados e indesejados pela sociedade. O acúmulo de reclamações de médicos contra essa situação convenceu o imperador a construir o primeiro estabelecimento para o tratamento específico de doentes mentais. Saiba mais.
Brasil Saúde Amanhã: complexo econômico-industrial da saúde (Carlos Augusto Grabois Gadelha, Paulo Gadelha, José Carvalho de Noronha e Telma Ruth Pereira (orgs.))
Este volume é dedicado à reflexão sobre o complexo econômico-industrial da saúde (Ceis), a partir da proposição de que a articulação entre avanço tecnológico, desenvolvimento produtivo e promoção da saúde é fundamental para garantir efetividade na formulação de políticas públicas para o setor. Organizadores e autores do livro defendem a necessidade de conjugar conceitos de diversas áreas da ciência para o fortalecimento do Ceis, diante da “profunda desarticulação das competências tecnológicas e produtivas e da perda de oportunidades para avançar na estruturação de um sistema público de saúde”, efeitos da condução neoliberal da economia que prevaleceu na década de 1990. Leia mais.
Diplomacia em Saúde e Saúde Global: perspectivas latino-americanas (Paulo Marchiori Buss e Sebástian Tobar (orgs.))
Este livro procura explicar a saúde no cenário global; o que a molda social e economicamente; como o global dialoga com o regional e o local; como a governança global exerce impacto sobre a saúde; e que papel desempenha a diplomacia aplicada em prol de uma situação de saúde mais equitativa. A complexidade internacional tem colocado novos objetos e desafios sobre os quais os autores desta coletânea buscam refletir, na perspectiva da América Latina e Caribe. Leia mais.
Humanização e Desumanização no Trabalho em Saúde (Rogério Miranda Gomes)
Apresenta aspectos da sociedade contemporânea que influenciam o cuidado em saúde, questionando se é possível identificar a saúde com uma prática 'desumanizadora'. Para analisar esta questão, o autor utiliza a categoria marxista de alienação, como a “não correspondência entre o desenvolvimento das capacidades humanas – do gênero humano – e sua manifestação no plano dos indivíduos e coletividades concretas”. Saiba mais.
Modernizar a Ordem em Nome da Saúde: a São Paulo de militares, pobres e escravos (1805-1840) (Rafael Mantovani) - Coleção História e Saúde
Apoiado em vasta bibliografia, bem como em atas e registros da câmara e textos da imprensa, o autor estuda o papel do higienismo sobre a saúde pública em São Paulo, no início do século 19. Analisa o crescimento da cidade em decorrência do café e da imigração, além de abordar o problema dos miasmas e o que era chamado de epidemia de varíola e lepra, doenças bastante comuns à época, junto com a sífilis. Discute a influência do pensamento político organizando a saúde da população em um momento “em que a limpeza deixou de ser unicamente um elemento que denotava nobreza para assumir uma característica utilitária de preservação da saúde”. Leia mais.
Rede de Frios: fundamentos para a compreensão do trabalho (Marileide do Nascimento Silva, Regina Fernandes Flauzino e Grácia Maria de Miranda Gondim (orgs.))
Um eficiente (e complexo) processo de conservação, armazenamento e distribuição - denominado rede de frio - garante a qualidade das vacinas que chegam às diversas salas de imunização do país. E este é um assunto de extrema importância, especialmente num contexto de ampliação das atividades do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o que "requer dos profissionais constantes atualizações técnicas não somente sobre o imunobiológico, mas, também, a respeito de sua guarda e seu manuseio, da organização do sistema de vigilância e, especialmente, da organização e estruturação dos serviços, das fontes de recursos utilizadas etc.". Este volume "tem como objetivo proporcionar reflexões sobre conceitos e/ou práticas cotidianas inerentes aos serviços de saúde, no campo da rede de frio de imunobiológicos, instrumentalizando os profissionais com novos saberes e visão crítica no exercício de suas atividades". Saiba mais.
Rede de Frios: gestão, especificidades e atividades (Marileide do Nascimento Silva e Regina Fernandes Flauzino (orgs.))
Este volume "destaca a necessidade do trabalho compartilhado e do planejamento para gestão eficiente da rede; ressalta o papel estratégico que o trabalhador da rede de frio desempenha nesse processo; e debate assuntos que vão desde o calendário vacinal até o gerenciamento dos resíduos resultantes das atividades desenvolvidas na imunização e na rede de frio de imunobiológicos". Leia mais.
Saúde Mental para a Atenção Básica (Nina Soalheiro (org.))
Esta coletânea analisa diversas temáticas importantes e atuais em saúde mental e atenção psicossocial na rede básica, abordando os conceitos de forma acessível, embora mantendo sua complexidade. Baseados em pesquisas sobre cuidado em saúde mental na Estratégia Saúde da Família no Rio de Janeiro, os textos convidam o leitor a exercitar uma aproximação entre questões acadêmicas e práticas de cuidado no território. Os autores - profissionais com larga experiência de trabalho neste campo - buscam sistematizar e coletivizar saberes e práticas de forma a estimular as equipes de atenção básica a construírem e renovarem abordagens na perspectiva da desinstitucionalização. Leia mais.
Na ocasião, também serão lançados DVDs do Selo Fiocruz Vídeo da VideoSaúde Distribuidora:
Nascer nas prisões: gestar, nascer e cuidar (parte 1) - Direção Bia Fioretti
Nascer nas prisões: impacto social (parte 2) - Direção Bia Fioretti
Serviço:
Lançamento coletivo da Editora Fiocruz
Data: 16/8 (quarta-feira), às 19h
Local: Blooks Livraria
Endereço: Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema) / Rio de Janeiro
Mais informações: (21) 3882-9039 ou editora@fiocruz.br
Na AFN
Mais notícias