Início do conteúdo

13/09/2016

OMS realiza inspeção em Farmanguinhos/Fiocruz para qualificar antimalárico

Alexandre Matos (Farmanguinhos/Fiocruz)


Começou, na segunda-feira (5/9), a inspeção da Organização Mundial da Saúde (OMS) às instalações do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) com vistas à qualificação do ASMQ. O antimalárico reúne em um único comprimido dois princípios ativos: artesunato (AS) e mefloquina (MQ). As duas inspetoras, Iveta Streipa e Gabriela Vodoya, foram recepcionadas pelo diretor da unidade, Hayne Felipe da Silva, e pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), Jorge Bermudez.

Em seguida, eles se reuniram na Sala de Conferência do CTM com toda a equipe que compõe a diretoria, além de gestores e facilitadores envolvidos no processo de pré-qualificação do ASMQ. Durante o encontro, Bermudez fez um breve histórico sobre a Fiocruz, destacando o que a instituição representa no campo de ciência e tecnologia.

Bermudez falou também sobre a atuação de Farmanguinhos na área da saúde pública, e frisou a importância que a qualificação do antimalárico representará para a Fundação. “Será a primeira instituição (incluindo públicas e privadas) a obter essa certificação em toda a América Latina”, enfatizou.

Continue a leitura no site de Farmanguinhos/Fiocruz

Voltar ao topo Voltar