Início do conteúdo

05/05/2015

Parceria entre professores e estudantes na Fiocruz Pernambuco gera publicação sobre gestão em saúde pública

Solange Argenta / Ascom Fiocruz Pernambuco*


Um fruto recente do Programa de Mestrado Profissional da Fiocruz Pernambuco é a coleção de livros Gestão em Saúde Pública. As obras disponibilizam um material rico em informações, que podem subsidiar os gestores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) na tomada de decisões e na busca de soluções para os desafios do setor. Composta de três volumes: Gestão em Saúde Pública - A vigilância em saúde em foco; Gestão em Saúde Pública - Estudos de avaliação e Gestão em Saúde Pública - Contribuições para a política, a publicação reúne trabalhos desenvolvidos durante o mestrado, com textos assinados por egressos das diversas turmas, seus orientadores e convidados.

A coleção foi organizada pelas pesquisadoras da Fiocruz Pernambuco Kátia Medeiros e Idê Gurgel e pelos mestres, egressos do curso, Antônio Augusto Aragão e Rejane Santana. “Nos três volumes nós agrupamos trabalhos que trouxessem elementos para a vigilância em saúde, que fossem mais voltados para a avaliação de programas, ações ou serviços, ou que trouxesse uma contribuição para determinada política de saúde”, explicou Idê Gurgel. Para ela, todos os textos contêm algum subsídio para a melhoria da gestão e da qualidade da atenção à saúde no Brasil.

Os temas são os mais diversos, desde a vigilância da tuberculose em ambiente hospitalar, o controle da dengue, até o processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde ou a avaliação de um programa específico, como a Academia da Cidade no Recife. “São projetos muito aplicáveis ao sistema de saúde. Cada capítulo tem um conteúdo que permite às pessoas entenderem a natureza do que foi feito no mestrado por aquele aluno”, complementou Kátia Medeiros.

Nas obras estão reunidos textos de 67 autores, dos quais 29 foram alunos do mestrado profissional e 38 docentes ou colaboradores. Destes, 27 da Fiocruz Pernambuco e os 11 restantes de instituições como: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), Fiocruz Brasília (Direb) e das universidades de Pernambuco (UPE) e de Brasília (UNB), além das federais de Pernambuco (UFPE), da Bahia (UFBA) e de Goiás (UFG). Trata-se de um grande trabalho de interação, que surgiu do desejo de alunos e docentes de registrar em livro os conhecimentos reunidos no mestrado.

Publicada pela Editora da UFPE, a coleção Gestão em Saúde Pública consagra a parceria já existente entre a Fiocruz Pernambuco e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, que tem apoiado o desenvolvimento desse e de outros cursos de qualificação no SUS na unidade pernambucana da Fiocruz. A proposta deu tão certo que será incluída como produto das próximas turmas do mestrado profissional em Saúde Pública na Fiocruz Pernambuco.

Essa primeira edição não está à venda. No entanto, as obras podem ser acessadas no site da Fiocruz Pernambuco, na área de Comunicação e Informação/publicações. Os exemplares impressos estão sendo distribuídos, juntamente com uma opção em mídia eletrônica (DVD), para instituições como o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), conselhos municipais de saúde, secretarias de saúde, entre outras entidades diretamente ligadas aos trabalhos citados nas publicações.

*Matéria originalmente pulicada na edição 56 do Informe Fiocruz Pernambuco

Voltar ao topo Voltar