Início do conteúdo

04/10/2019

Pesquisador da Ensp/Fiocruz ganha concurso de artigos científicos do STJ

CCS/Fiocruz


O pesquisador Claudio Cordovil Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), foi o primeiro colocado no 1º Concurso de Artigos Científicos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o artigo, em co-autoria, intitulado Acesso à Justiça: Doenças raras e as fronteiras no uso de evidências científicas, no eixo temático Democratização da Justiça. O Concurso de Artigos Científicos do STJ foi criado como parte das comemorações de 30 anos da entidade, e, em sua primeira edição, teve como tema A Justiça Cidadã

A premiação aconteceu no dia 25 de setembro. O Concurso contemplou também os eixos temáticos: O Futuro da Justiça no BrasilEficiência da Justiça e Educação para a Justiça. Os autores dos três artigos mais bem classificados de cada eixo receberam prêmios em dinheiro e terão seus artigos publicados na Revista do Superior Tribunal de Justiça, disponível na Rede de Bibliotecas Digitais Jurídicas (BDJur). No total, foram inscritos 196 trabalhos, assinados por profissionais de diversas áreas de formação.

O artigo vencedor discute, a partir da Bioética, o paradoxo de se exigir, na tomada de decisão acerca da incorporação tecnológica ao Sistema Único de Saúde (SUS), a comprovação de evidências científicas robustas referentes a medicamentos destinados ao tratamento de doenças raras. Andréa Carolina Lins de Góis, Daniela Amado Rabelo e Natan Monsores de Sá também assinam o artigo contemplado. Todos pertencem ao Programa de Pós-Graduação em Bioética do Observatório de Doenças Raras, da Universidade de Brasília (UnB).

Voltar ao topo Voltar