11/10/2024
Pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul e da Fiocruz, juntamente com membros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), reuniram-se no Rio de Janeiro para o 1º Seminário do Edital da Rede Saúde Única (RSU/Fiocruz) (Fapergs/(Inova-Fiocruz). O evento destacou o progresso dos trabalhos selecionados e promoveu um maior entendimento sobre a aplicação prática da saúde única na pesquisa científica.
Durante o seminário, todos os projetos foram apresentados, facilitando a conexão entre os pesquisadores. Além de discutir os desafios enfrentados pelos cientistas, o encontro abordou as dificuldades que a ciência gaúcha enfrentou e enfrenta após as enchentes no Rio Grande do Sul, que impactaram a vida dos pesquisadores de diversas formas. A retomada dos projetos após a catástrofe climática foi amplamente exaltada por membros da Fiocruz e pelo presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, como um exemplo de resiliência.
O edital, lançado há quase dois anos, começou a ser desenvolvido antes da pandemia. Wilson Savino, assessor especial da Presidência da Fiocruz, destacou a iniciativa como um modelo de sucesso: “Não tenho a menor dúvida de que a iniciativa, com este formato, já está se traduzindo numa iniciativa de sucesso, muito positiva”. A secretária-executiva da Rede Saúde Única do RS, Joyce Schramm, ressaltou o potencial dos projetos: “O resultado do conhecimento precisa ser passado para a sociedade, para os tomadores de decisão, para a gestão e eu acho que esse é um trabalho árduo que a gente tem pela frente”.
O Edital Fapergs/Fiocruz é parte do Programa de Pesquisa em Saúde Única do Programa Inova Fiocruz, e fomenta a pesquisa por meio da Rede Saúde Única (RSU/Fiocruz), em colaboração com a Fapergs. A chamada selecionou 12 projetos inovadores em Saúde Única (ou Uma Só Saúde), com impacto na saúde humana, promovendo a colaboração entre pesquisadores da Fiocruz e instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, como UFRGS, PUCRS, UFSM, UFPel, Furg, SES-RS e IPVDF.
Os projetos abordam temas variados, incluindo resistência antimicrobiana, zoonoses e crise climática, explorando o conceito de uma só saúde, sob diversas perspectivas. Desenvolvidos durante a pandemia e superando as dificuldades das enchentes de 2024 no RS, os pesquisadores integram a saúde única em suas pesquisas, refletindo sua relevância na vida cotidiana.
Uma Série de Divulgação Científica em Saúde Única está acontecendo nas redes sociais da RSU/Fiocruz, abordando os projetos em andamento. Parte desta série inclui 12 artigos com publicação semanal no LinkedIn da RSU/Fiocruz, destacando as inovações e impactos de cada projeto.