Início do conteúdo

26/10/2016

Pesquisadores do IOC/Fiocruz são contemplados em edital de 'Prevenção e Combate ao Zika'

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)


Dois pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) tiveram projetos selecionados na chamada pública Prevenção e Combate ao Vírus Zika, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS).

O edital vai apoiar projetos com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção pelo vírus zika e doenças correlacionadas, assim como no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.Os pesquisadores Ricardo Lourenço de Oliveira, chefe do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários, e Myrna Bonaldo, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus, foram contemplados no edital. A seleção dos projetos envolveu cinco etapas de avaliação, incluindo análises feitas pelas áreas técnicas do CNPq e da Capes, por consultores ad hoc, pelo comitê julgador, pelo comitê de relevância social e pelas instâncias superiores do CNPq, Capes e Decit/SCTIE/MS.

Em conjunto, os 69 projetos selecionados vão receber cerca de 65 milhões de reais, a serem liberados em até três parcelas anuais. De acordo com os organizadores, o objetivo do financiamento é contribuir de modo efetivo para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

Confira o resultado.

Voltar ao topo Voltar