A Fiocruz chegou à marca de um milhão de seguidores no Facebook. Desde o início da pandemia de Covid-19, há quase um ano, as mídias sociais da instituição vêm mostrando um crescimento constante e acelerado. No Facebook, este aumento foi bastante significativo, com um salto de 146 mil seguidores em março de 2020 para os mais de um milhão atuais.
O engajamento das contas da Fiocruz acaba por acompanhar estes números, postagens no Facebook têm alcançado milhões de pessoas, com destaque para as que tratam da vacinação contra a Covid-19. No sábado (23/1), quando houve a entrega das primeiras vacinas da Fundação para o Ministério da Saúde, duas postagens sobre o assunto alcançaram cerca de 40 milhões de usuários da rede cada uma.
As outras contas da Fundação também cresceram durante o período da pandemia. O Instagram tinha pouco mais de 62 mil seguidores em março e atualmente conta com 263 mil. O Twitter, nesse mesmo período, foi de 55 mil para 97 mil. A Agência Fiocruz de Notícias, que também tem uma conta nesta mídia com cerca de 255 mil seguidores, foi considerada como uma das principais vozes da ciência no Twitter em 2020 [1], segundo o projeto Science Pulse e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2020 mostrou que 93,9% dos brasileiros usam redes sociais para se informar sobre a pandemia. O crescimento das mídias sociais da Fiocruz reforça o dado do Ministério e mostra que a sociedade considera a instituição como uma fonte confiável de informações.