Início do conteúdo

20/06/2014

Programa 'Ligado em Saúde' vai abordar as relações entre a música e a saúde


Não é difícil, mesmo para quem não tem nada a ver com a área da saúde, fazer conexões entre música e saúde mental. A música tem o poder de nos acalmar ou excitar. Trazer boas recordações, nos transportar para longe, para lugares felizes, aumentar ou aplacar a saudade. Mas é possível dizer que música é saúde? De que formas música e saúde caminham juntas? O programa Ligado em Saúde desta segunda-feira (23/6), que vai ao ar às 11h, vai falar sobre música e saúde. Como a música é usada para tratar pessoas? O que é musicoterapia? Como e para que tipos de tratamento funciona? Quais as músicas certas para cada momento durante um tratamento? Como a musicoterapia integra um Sistema Único de Saúde (SUS) mais humanizado? A atração é produzida pelo Canal Saúde/Fiocruz.

 Os assuntos do programa referem-se à promoção da saúde, prevenção e esclarecimento sobre doenças

 

Nesta edição do Ligado em Saúde a apresentadora Marcela Morato conversa com a musicoterapeuta Marly Chagas sobre essas e outras questões. O programa vai mostrar ainda histórias de melhora de pacientes por meio do tratamento com a música; apresentar o grupo Meninas de Sinhá, de Belo Horizonte, formado por jovens senhoras que encontram em velhas cantigas de roda uma forma de rejuvenescer diariamente; e revelar quem é o mais pedido na hora em que a reabilitação chega em notas musicais.

O 'Ligado em Saúde'

É um programa de entrevista e serviço sobre temas de saúde, voltado para o público em geral, apresentado por Marcela Morato. O ponto de partida são sugestões de pauta do público e o programa vai ao ar às segundas e às quartas-feiras, de 11h as 11h30. Os assuntos abordados referem-se à promoção da saúde, prevenção e esclarecimento sobre doenças.

O programa é gravado, geralmente com uma ou duas semanas de antecedência. Os temas  que ainda serão gravados são divulgados nas redes sociais do Canal Saúde e o público pode enviar perguntas antecipadamente para os especialistas. O espectadores também podem participar do programa sugerindo pautas a qualquer momento. Sugestões e perguntas para a produção devem ser enviadas através do e-mail ligado@canalsaude.fiocruz.br ou do telefone gratuito 0800 701 8122. É possível ainda interagir com o programa com comentários na Fan Page do Ligado em Saúde (www.facebook.com/ligadoemsaude) e do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) ou pelo Twitter (@canalsaude).

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910
Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Mais informações

Canal Saúde/Fiocruz
Assessoria de Comunicação: Gabriel Cavalcanti (gabrielcfonseca@gmail.com, 21 3194-774). Coordenação: Ana Cristina Figueira

Voltar ao topo Voltar