Início do conteúdo

22/12/2017

Revista lança suplemento com trabalhos apresentados durante a 8ª ConfOA

André Bezerra e Frederico Azevedo (Icict/Fiocruz)


Um dos grandes destaques da agenda da Fiocruz para as áreas de comunicação e informação em 2017 foi a realização da 8ª Conferência Luso-Brasileiro de Acesso Aberto (ConfOA), na sede da instituição, entre 4 e 6 de outubro. O evento reuniu pesquisadores de países como Brasil, Portugal e Moçambique para discutir temáticas Do Acesso Aberto à Ciência Aberta, que foi o tema principal da conferência este ano.

Os trabalhos submetidos nas modalidades Comunicação e Pecha kucha fazem parte de um suplemento especial da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), periódico científico do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que já se encontra disponível para consulta.

Em mensagem aos leitores, os editores do periódico destacam a diversidade das pesquisas e experiências compartilhadas, além da variedade de temas abordados pelos trabalhos submetidos. A 8ª ConfOA recebeu 275 participantes e teve sessões com comunicações orais, Pecha Kucha, que são formatos mais curtos de apresentações, além de pôsteres e workshops. As atividades contaram com transmissão online e outros conteúdos, disponibilizados em suas redes sociais.

“A participação expressiva na 8ª ConfOA demonstra o crescimento do interesse e do compromisso de profissionais e de instituições no Brasil e em Portugal com projetos e políticas de promoção do acesso aberto, e com a construção de um movimento global em torno do ideário de uma ciência aberta”, afirma o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, no editorial do suplemento.

Editada há dez anos pelo Icict/Fiocruz, a Reciis é um periódico multidisciplinar, com artigos nas áreas de comunicação, informação e saúde, além de ensaios, entrevistas, imagens comentadas, notas de conjuntura, relatos de experiência e resenhas. Leia mais aqui.

Voltar ao topo Voltar