Início do conteúdo

03/07/2017

Sala de Convidados do Canal Saúde fala sobre Mulheres na Ciência nesta terça-feira (4/7)

Canal Saúde / Fiocruz


Em um cenário em que as desigualdades de gênero ainda são enormes, na esmagadora maioria dos setores as mulheres ganham menos do que os homens, e que, apesar dos avanços, ainda há muito a caminhar na luta por igualdade, uma boa notícia chamou a atenção este ano. Houve um significativo crescimento na participação das mulheres na produção científica no Brasil e a metade da ciência no país já é produzida por elas. Segundo o relatório Gender in the global research landscape (Gênero no cenário global de pesquisa, em tradução livre), a proporção de mulheres que publicam artigos científicos cresceu 11% e elas são responsáveis por 49% dos artigos publicados. O relatório apontou ainda que o Brasil é quarto país no mundo na produção de ciência por mulheres.  

Mas em um momento em que a realização de pesquisas científicas no país passa por grandes dificuldades e, somadas a elas, ainda persistem os desafios na luta pela igualdade de gênero, qual o significado de ser mulher e cientista no Brasil? É sobre este desafio e o panorama atual que o Sala de Convidados vai discutir Mulheres na Ciência nesta terça-feira (4/7), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.   

As convidadas são a professora doutora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sonia Guimarães; a  professora titular do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Heloisa Boechat; e a diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Valdiléa Veloso. 

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat(apenas durante o programa) no site da TV. 

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília, e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Voltar ao topo Voltar