Início do conteúdo

17/10/2014

Seminário aborda relações entre saúde e desenvolvimento

Informe Ensp


Entre os dias 20 e 21 de outubro será realizado no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pùblica (Ensp/Fiocruz) o seminário As relações entre saúde e desenvolvimento no Brasil. Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde (GIS) da Fiocruz, a atividade reunirá pesquisadores de distintas áreas disciplinares com a perspectiva de avançar no entendimento sistêmico sobre o campo da inovação na saúde. O seminário, que é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia, busca superar lacunas no conhecimento para fortalecer o entendimento de como a ciência pode fortificar a cidadania, para isso contará com a apresentação de uma série de estudos desenvolvidos no âmbito do projeto Saúde e Desenvolvimento, coordenado pelos pesquisadores José Maldonado e Laís Silveira Costa. As atividades terão início às 8h30, em ambos os dias.

O seminário, que é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia, busca superar lacunas no conhecimento para fortalecer o entendimento de como a ciência pode fortificar a cidadania

 

Na manhã do primeiro dia de atividades (20/10), três temas estarão em debate: Políticas de saúde, inovação e desenvolvimentoInovação e saúde na economia contemporânea; e Saúde no Brasil amanhã. As palestras serão proferidas, respectivamente, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e pesquisador da Ensp, Carlos Gadelha, pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Paulo Tigre, e pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. A coordenação do debate ficará a cargo do vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Pedro Barbosa.

Durante a tarde do primeiro dia de atividades, que contará com a coordenação da pesquisadora Claudia Travassos, mais três temas serão abordados. A pesquisadora da UFRJ Lígia Bahia abordará o uso do poder de compras do Estado: interesses sociais x econômicos. Em seguida Clarisse Petramale, do Ministério da Saúde, discorrerá sobre a Política de Incorporação Tecnológica e los imites da política de APS no SUS. Encerrando as atividades de 20 de outubro, Ignácio Delgado, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abordará os sistemas de saúde e a indústria farmacêutica.

No segundo dia do seminário o pesquisador da UFRJ Jose Cassiolato falará sobre a dinâmica espacial da inovação. As relações entre saúde e desenvolvimento: antecedentes e desafios para o futuro serão abordadas pelo pesquisador da Unicamp, Eduardo Fagnani. O pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Roberto Grun falará sobre a financeirização da saúde e os entraves estruturais para um sistema de saúde universal. A manhã de atividades será coordenada pelo pesquisador da Universidade Federal Fluminense Marcos Vargas.

Encerrando a atividade durante a tarde o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss, abordará o tema Saúde, desenvolvimento e política internacional. Cid Viana, pesquisador da Uerj, falará sobre os interesses produtivos e sociais da saúde. Um olhar para as lacunas da inovação na saúde do Brasil será o tema abordado pelo pesquisador da Universidade de Uberlândia Antonio Botelho. A atividade será coordenado pelo o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Confira aqui a programação compelta do evento.

Voltar ao topo Voltar