Início do conteúdo

07/03/2019

Seminário discute atenção primária para fortalecimento do SUS

COC/Fiocruz


Oferecer um balanço da situação da Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado do Rio de Janeiro é um dos objetivos do seminário que será promovido em 20 de março pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá e pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Um dos organizadores do evento, o historiador Carlos Henrique Paiva entende que é preciso compreender melhor o processo de construção de políticas e programas na área da atenção primária, os bons resultados, bem como os limites a elas impostos.

“É necessário uma compreensão balanceada sobre o estágio atual e sobre o que ainda precisa ser feito para superarmos os entraves e fortalecermos o Sistema Único de Saúde [SUS]”, conclui. A partir do seminário-testemunho História da Atenção Primária à Saúde no Estado do Rio de Janeiro, que, pelo formato e metodologia, não terá a participação do público, serão geradas informações para trabalhos futuros sobre o tema, a produção de um livro e de vídeos com depoimentos dos participantes para posterior divulgação.

A partir do conteúdo do seminário, os organizadores editarão um livro reunindo o testemunho de participantes sobre a trajetória da APS no estado do Rio de Janeiro e produzirão documentários temáticos em vídeo sobre questões específicas do campo. O material vai beneficiar alunos da área da saúde, profissionais da assistência e gestores do SUS, além do cidadão interessado em conhecer como se produz as políticas públicas de atenção primária. Carlos Henrique Paiva quer estimular a participação popular em torno do tema. “O objetivo é torná-lo inteligível para o trabalhador do SUS e para quem o utiliza”, acrescentou o pesquisador.

Entre os participantes convidados para o evento, estão o ex-secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz; o ex-coordenador de Atenção Básica de Nova Iguaçu, Ricardo de Mattos Russo Rafael; a médica da Família e Comunidade Valéria Romano; o médico Antônio Ivo de Carvalho, coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz; e Mariza Nascimento, agente de saúde e liderança comunitária.

O seminário testemunho é uma iniciativa conjunta do Observatório História e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e da Faculdade de Enfermagem da Uerj.

Voltar ao topo Voltar