Início do conteúdo

02/07/2024

Seminário faz balanço dos 50 anos do Programa de Doenças Tropicais da OMS

Agência Fiocruz de Notícias


Nesta quinta-feira (4/7), os seminários avançados do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) farão uma edição extra, trazendo um balanço e um debate sobre as perspectivas diante dos 50 anos do Programa de Doenças Tropicais da Organização Mundial da Saúde (TDR/OMS). Entre alguns dos temas a serem abordados estão a longa relação de parceria entre a Fiocruz e o programa e soluções em pesquisa. No webinário estarão reunidos representantes da Fundação, do TDR e do governo federal. O debate começará às 10h e terá transmissão em português, inglês e espanhol.

Entre os painelistas está o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, que falará sobre a relação estratégica e de parceria entre a Fundação e o TDR. Também integra o quadro de painelistas o diretor do TDR, John Reeder, que fará uma apresentação sobre soluções de pesquisa locais para melhorar a saúde global. Já o gerente de Parcerias e Governança do TDR, Garry Aslanyan, trará um debate sobre o valor das parcerias como ferramenta eficaz na saúde global.

O chefe da Divisão de Saúde Global do Itamaraty, Igor Barbosa, falará sobre as relações do Brasil com o programa da OMS , as perspectivas e o futuro. O diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel, também trará uma abordagem de perspectiva, falando sobre o TDR na virada do século e do milênio. 

Da Colômbia, a coordenadora de inovação social em saúde do Centro Internacional de treinamento e pesquisas médicas, María Isabel Echavarria, participará do webinário abordando o fortalecimento das capacidades de pesquisa na América Latina para acelerar os resultados de saúde. A mediação será feita pela pesquisadora sênior do CDTS e do Cris Claudia Chammas. 

Em português:

 

Em espanhol:

 

Em inglês:

Voltar ao topo Voltar