Início do conteúdo

28/11/2017

Solenidade marca início de simpósio sobre neuroinflamação

Pedro Luna


Promover o debate sobre os avanços das pesquisas científicas relacionadas a neuroinflamação é o principal objetivo do Simpósio Internacional de Neuroinflamação, que teve início na manhã desta segunda-feira (27/11), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com mais de 450 inscritos e autório lotado no primeiro dia, o simpósio segue até quarta-feira (29/11) e marca o início de uma série de eventos que culminarão na inauguração do campus da Fiocruz Ceará, no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no município de Eusébio. O evento é promovido pela Fiocruz em parceria com a Universidade Federal do Ceará e com apoio do governo do estado, do Instituto Pasteur e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em NeuroImunoModulação (INCT-NIM). 

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima destacou a importância do evento para discutir atuais desafios na área da saúde (foto: Barbosa Neto)

 

Durante a solenidade de abertura, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, destacou a importância do evento para discutir atuais desafios na área da saúde. “O país tem apresentado avanços nas pesquisas científicas relacionadas aos sistemas imune e nervoso, mas muitas questões ainda requerem respostas. O simpósio permite a troca de experiências entre pesquisadores dessas áreas que buscam soluções para problemáticas globais, como as complicações neurológicas causadas pelo vírus zika, que recentemente chamou a atenção do mundo”, afirmou Lima.

Além da zika, outras doenças que afetam o sistema nervoso também serão discutidas durante as palestras no decorrer do evento, como o mal de Alzheimer, o autismo, a esclerose amiotrófica lateral, e doenças de origem infecciosa que afetam o sistema nervoso. A relação entre obesidade, bulimia e anorexia com disfunções neurológicas e inflamatórias também é destaque no simpósio. Todas as palestras serão ministradas por pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras. 

Coordenador científico do simpósio, Wilson Savino afirmou que o evento visa desenvolver políticas científicas no estado (foto: Barbosa Neto)

 

Segundo o coordenador científico do simpósio, Wilson Savino, o evento é resultado da parceria firmada entre a Fiocruz e o Governo do Ceará, que visa desenvolver políticas científicas no estado. “O simpósio foi uma ação conjunta com o governo cearense, e haverão outras, culminando na inauguração do campus da Fiocruz, no Eusébio. Esse campus será um marco para o Nordeste e para o Brasil, pois permitirá a realização de novas pesquisas e empreendimentos científicos, sendo o investimento em ciência e tecnologia um dos caminhos para melhorar o país”, comentou Savino. 

O evento também contou com uma sessão de pôsteres bastante procurada pelos participantes (foto: Barbosa Neto)

 

Também estiveram presentes na solenidade de abertura a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, o coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, o secretário da Academia Nacional de Medicina, Cláudio Tadeu, e o diretor do Instituto Pasteur de Montevidéu, Luís Barbeito. 

Confira a programação do evento.

Voltar ao topo Voltar