Início do conteúdo

22/11/2013

Tecnologias para identificação de substâncias bioativas serão tema de evento no IOC (28/11)

Paula Netto


Debater e divulgar as novas tecnologias para realização de Bioensaios e Triagem de Fármacos. Esse é o objetivo do ‘Simpósio sobre Iniciativas Brasileiras em High Content Screening (HCS) e High Throughput Screening (HTS)’, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O evento será realizado no dia 28 de novembro, das 9h às 17h, no auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur Neiva da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – Rio de Janeiro).

O encontro será dividido em duas etapas: o turno da manhã, aberto a alunos de Pós-graduação e pesquisadores interessados na investigação de substâncias bioativas por HCS e HTS, e o período da tarde, voltado especificamente para troca de experiências entre os especialistas na área, a fim de se encontrar pontos de interesse comuns para futuras colaborações ou até a formação de uma rede de pesquisa.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente por meio do formulário eletrônico disponível online (clique aqui). Após preencher a primeira parte do formulário (referente ao período da manhã), os participantes que marcarem no campo ‘cargo’ a opção ‘pesquisador’ ou  'tecnologista' serão direcionados para uma outra página com informações sobre as atividades do período da tarde, que conta com limite de participantes. Caso desejem participar, basta marcar a opção “Sim” (sujeito a envio de confirmação do aceite da inscrição por email).

De acordo com o pesquisador Floriano Paes Silva Junior, chefe do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos e organizador do encontro, o Simpósio visa ampliar o conhecimento sobre essas novas tecnologias entre os participantes e possibilitar a aplicação de projetos sobre o tema. “As técnicas atuais de triagem possibilitam a realização de ensaios de forma automatizada, ou seja, nos permitem buscar, em um grande número de amostras, atividades biológicas como inibição de enzimas ou alterações nas células. Essas técnicas auxiliam na identificação de substâncias bioativas e no desenvolvimento de medicamentos”, explicou Floriano, que também é coordenador da Plataforma de Bioensaios e Triagem de Fármacos do IOC.

O evento, promovido pelo IOC, é apoiado pelos Programas de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas e em Biologia Celular e Molecular, e conta ainda com o apoio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e da Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz (VPPLR).

Confira a programação completa aqui.

Voltar ao topo Voltar