Início do conteúdo

16/02/2016

Trabalho, Educação e Saúde lança primeira edição de 2016

EPSJV/Fiocruz


Na primeira edição de 2016 da revista Trabalho, Educação e Saúde, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner, faz uma síntese crítica, em editorial, da XV Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro passado em Brasília. Na seção de entrevista, o ex-diretor da Colônia Juliano Moreira Domingos Sávio discute os riscos de retrocesso na política nacional de saúde mental, abertos pela polêmica nomeação do atual coordenador dessa área do Ministério da Saúde.

(Confira a revista na íntegra)

No ensaio, a pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa Raquel Varela analisa o direito ao trabalho, saúde e educação e o nascimento do estado social português, advindo dos processos revolucionários e contrarrevolucionários pós-ditadura salazarista, nos anos 1970.

Ainda nesta edição, o leitor se defrontará com temas como a questão da interdisciplinaridade nas áreas de Saúde Coletiva e de Farmácia, os desafios da educação profissional numa Escola Técnica do SUS, o modelo da unidade de saúde familiar de Portugal, as relações entre espiritualidade e saúde, e a atuação do enfermeiro na educação de adultos no campo da saúde.

O periódico

Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo

Voltar ao topo Voltar