Início do conteúdo

23/02/2018

Unitaid e Fiocruz promovem seminário Acesso e Inovação em Saúde (1° e 2/3)

Ricardo Valverde (CCS/Fiocruz)


A Unitaid, organização inovadora que utiliza mecanismos para expandir o acesso a tratamentos e diagnósticos para o HIV/Aids, tuberculose e malária, e a Fiocruz promovem nos dias 1º e 2 de março o seminário Acesso e Inovação em Saúde, que visa explorar as áreas de comum atuação e interesse para identificar potenciais novos projetos para colaboração nessas enfermidades. Será uma importante oportunidade para a troca de experiências e informações entre diferentes setores da Fiocruz e a Unitaid, que apresentarão suas respectivas prioridades e portfolios e discutirão possíveis colaborações para fazer avançar temas de saúde e fortalecer o combate às doenças que atingem as populações mais vulneráveis no Brasil e na América Latina.

A Unitaid é uma organização internacional criada em 2006 por Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do HIV/Aids, da tuberculose e da malária em países de menor desenvolvimento relativo e países em desenvolvimento. Desde a sua criação a Unitaid investiu cerca de US$ 3 bilhões em soluções inovadoras para a saúde, que têm potencial para ampliação em larga escala por organizações parceiras.

A estratégia da Unitaid para 2017-2021 reitera seu compromisso de acelerar o acesso a melhores produtos de saúde e de apoiar seus parceiros na implementação das mudanças necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos pela comunidade internacional para as três doenças. Nesse sentido, é essencial a estreita colaboração com diferentes atores em saúde, tais como instituições acadêmicas, instituições do setor público e do setor privado, de pesquisa e de desenvolvimento e produção e a sociedade civil. A atual parceria com a Fiocruz no projeto da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é um exemplo a ser seguido em termos de colaboração com parceiros-chave da área da saúde, uma vez que visa aumentar o acesso e a adoção da PrEP e de ferramentas de diagnóstico do HIV/Aids e co-infecções em países da América Latina (Brasil, México e Peru). A parte do seminário aberta ao público será realizada das 9h às 12h30, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos.

Voltar ao topo Voltar