Início do conteúdo

10/09/2013

WAAVP premia bolsista jovens talentos da Fiocruz Pernambuco


O bolsista jovens talentos da Fiocruz Pernambuco Filipe Dantas-Torres recebeu o prêmio Peter Nansen Jovem Cientista 2013, durante a XXIV Conferência Internacional da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP), realizada de 25 a 29 de agosto em Perth (Austrália). Primeiro sul-americano a ganhar esse prêmio, Filipe, aos 33 anos, é também o segundo mais jovem pesquisador a receber essa láurea, destinada a profissionais com até 40 anos.

De acordo com o comitê organizador, a premiação foi um reconhecimento da contribuição substancial de Filipe para a entomologia veterinária, com foco principal nos carrapatos e nas doenças transmitidas por carrapatos e outros vetores de importância no Brasil e região Mediterrânea. Para o comitê, apesar da pouca idade do autor, sua pesquisa desafiou antigos conceitos no campo da entomologia.

O prêmio foi criado para perpetuar a memória do professor Peter Nansen, de Copenhague (Dinamarca), pela sua extraordinária contribuição para a parasitologia veterinária e, em particular, pela sua grande preocupação com o encorajamento de jovens cientistas promissores nessa área. É outorgado a jovens profissionais que realizam pesquisas inovadoras, sendo entregue a cada dois anos na conferência internacional da WAAVP. A premiação inclui uma soma em dinheiro, um certificado e a cobertura dos custos associados com a participação na conferência.

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Voltar ao topo Voltar