Início do conteúdo

19/01/2016

Webinar: palestra do Proqualis abordará abertura de informações em eventos adversos (25/1)

Isis Breves (Proqualis/Icict/Fiocruz)


Uma das premissas para o alcance da cultura de segurança nas instituições de saúde é a existência de uma comunicação aberta, honesta e transparente entre os profissionais de saúde, os serviços de saúde e seus pacientes, frente à ocorrência de um evento adverso. Essa estratégia é denominada disclosure (abertura de informações). Para debater o tema, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) promoverá a palestra Webinar na próxima segunda-feira (25/1), às 10h.

O evento será ministrado pela enfermeira Fernanda Fernandes, especialista em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fernanda apresentará a experiência do HIAE na aplicação dessa abordagem, incluindo sua implementação, a superação das barreiras e os resultados obtidos.

Segundo a American Medical Association, a abertura ampla de informações sobre a ocorrência de um evento adverso no cuidado de saúde pode ser definida como a comunicação entre um ou mais profissionais de saúde e um paciente, família ou pessoas próximas, em que se reconhece a existência do erro, discute-se o que aconteceu e as ligações entre os erros e os resultados inesperados. Além disso, é explicado o que será feito para evitar a recorrência desses eventos adversos. Também é parte significativa do disclosure o suporte aos profissionais de saúde envolvidos no evento adverso.

“Existem inúmeras evidências científicas de que essa abordagem contribui para o cuidado centrado no paciente, para a aprendizagem mais acelerada a partir da ocorrência de eventos adversos e para a redução de processos de judicialização. No entanto, existem barreiras para a utilização dessa abordagem, como o receio de processos judiciais e administrativos, a cultura punitiva ainda prevalente, e a incompreensão do que efetivamente provocou a ocorrência do evento adverso, entre outros tópicos. A finalidade do Webinar é exatamente discutir aspectos conceituais, e os desafios e as estratégias de implementação do disclosure, a partir da experiência concreta de uma instituição hospitalar brasileira de excelência que é o HIAE”, explicou Victor Grabois, coordenador executivo do Proqualis.

Como participar do Webinar

Webinar é um tipo de webconferência, a qual, após a apresentação da palestra, os participantes podem interagir, a partir de um chat para envio de perguntas e/ou comentários.

Para participar do Webinar sobre disclosure do Proqualis/Icict/Fiocruz:

Presencialmente: o evento acontecerá no auditório do prédio Leonidas Deane do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que tem a capacidade para 100 pessoas. Para tanto, é necessário inscrição através do e-mail proqualis@icict.fiocruz.br, informando nome completo, instituição, função e se participa ou não do Núcleo de Segurança do Paciente da instituição.

Virtualmente: assista aqui.

Para mais informações, acesse o tutorial que contém todas as informações para participar da webconferência. 

Serão disponibilizados 100 acessos, individuais ou institucionais. Recomenda-se a utilização do Internet Explorer ou do Firefox.

Essa é a primeira edição do Webinar do Proqualis de uma série que será divulgada ao longo do ano de 2016. Participe! 

Voltar ao topo Voltar