Início do conteúdo

18/08/2014

Bebê que passou por primeira cirurgia fetal gratuita para o tratamento da HDC recebe alta

Ascom IFF


O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), que realizou a primeira cirurgia fetal gratuita para o tratamento da Hérnia Diafragmática Congênita (HDC) no Rio de Janeiro, deu alta ao bebê. A criança, cujas chances de sobrevivência eram de apenas 5%, nasceu no instituto e teve toda a assistência necessária para a sua recuperação. A HDC é uma malformação no diafragma, que provoca o deslocamento dos órgãos do abdômen para a caixa torácica. Dessa forma, o espaço destinado ao pulmão é reduzido e, consequentemente, o seu desenvolvimento prejudicado. Para tratar casos graves do problema, o médico usa um dispositivo com uma câmera e insere um pequeno balão na traqueia do feto. O procedimento, que tem duração média de 30 minutos, aumenta a pressão na região e estimula o crescimento do pulmão.

O IFF é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. É considerado referência em diversas áreas, entre as quais a de atenção materno-fetal de alta complexidade

 

“No nosso caso, o balão foi inserido na 26ª semana de gestação e retirado na 34ª. A cesariana ocorreu uma semana depois. Este tipo de procedimento só pode ser realizado em hospitais com expertise no manuseio clínico e cirúrgico pós-natal, pois a condição permanece delicada por algum tempo”, explicou Fernando Maia, chefe do setor de medicina fetal do IFF/Fiocruz. Antes de ser liberado, o bebê foi submetido a outras cirurgias.

A mãe, Vanessa Gonçalves, descobriu a doença quando fez uma ultrassonografia morfológica em Macaé, no Norte Fluminense. Ela foi encaminhada ao instituto, que, com a colaboração do professor da Unicamp, Fábio Peralta, conseguiu viabilizar a operação no estado. “Foi um enorme ganho para mim, hoje com meu filho, e também para outras mulheres do Rio de Janeiro, que poderão ser beneficiadas no futuro. Agradeço muito ao empenho da equipe”, declarou Vanessa.

O IFF/Fiocruz é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação. É considerado referência em diversas áreas, entre as quais a de atenção materno-fetal de alta complexidade.

Atendimento

Consultas de primeira vez: o agendamento é realizado pela rede do sistema Sisreg (SUS), por meio da unidade de saúde em que realiza o pré-natal. O agendamento da consulta de primeira vez no Ambulatório de Medicina Fetal funciona de 8h às 16h, e com o encaminhamento médico do pré-natal de origem. Se for confirmado o diagnóstico de malformação fetal, a gestante será avaliada quanto aos critérios de admissão no pré-natal do IFF.

Voltar ao topo Voltar