Início do conteúdo

06/04/2015

Evento celebra patrocínios da Fiocruz com recursos do ISS

Erika Farias


O Escritório de Captação da Fiocruz promoveu, em evento realizado no dia 31/3, a assinatura de seis contratos de parceria para projetos na área de saúde e cultura. As iniciativas socioculturais firmadas utilizam financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com recursos do ISS, e buscam promover a saúde e o desenvolvimento social. O projeto Contando histórias e renovando esperanças, a Semana Fluminense do Patrimônio 2015 e a agenda cultural Mandela Vive são alguns dos novos projetos viabilizados.
Coordenador do Escritório de Captação e diretor da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC), Luiz Donadio falou sobre a trajetória do Escritório. “Esta celebração é resultado de um esforço de quase 15 meses. Muito me alegra ver como caminhamos da primeira edição para cá, com a chegada de novos apoiadores e patrocinadores, além de novos projetos”, afirmou. Gestora executiva dos projetos, a SPCOC apoia as atividades da Fiocruz nas áreas de pesquisa e documentação histórica, preservação do patrimônio arquitetônico, educação e divulgação científica e produção cultural.

Seis contratos de parceria para projetos na área de saúde e cultura utilizarão financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Foto: Peter Ilicciev)
 

Projetos apoiados em 2015

O projeto Contando Histórias e Renovando Esperanças, que tem como objetivo promover espaços de cultura, educação e lazer para crianças e famílias, que frequentam o hospital do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, recebeu patrocínio da Hope Serviços; as produções audiovisuais Memórias e Histórias em Movimento, que têm o intuito de contribuir para a difusão e popularização das pesquisas em história das ciências e da saúde, foram patrocinadas pelo Grupo Cofix e pela empresa Calper; o livro Passado, presente e futuro: uma história do Museu da Vida através das imagens, sobre a trajetória do Museu da Vida, recebeu recursos da Soenergy Brasil e da Dominus Engenharia.

Além desses, a agenda cultural Mandela Vive, que propõe a construção de um calendário de atrações artísticas nas comunidades do Complexo de Manguinhos, foi patrocinada pelas empresas Duas Alianças e pela Fundação para o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde (Fiotec). O evento Semana Fluminense do Patrimônio 2015, cujo objetivo é promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, teve patrocínio do Grupo Libra e da Fiotec. Por fim, a iniciativa Mestres & Ofícios: transmissão da arte e a técnica do afresco de Bandeira de Melo, que visa à preservação e transmissão de saberes e práticas dos ofícios tradicionais da construção e ornamentação de edificações históricas, contou com recursos da Concremat e Fiotec.

Agradecimentos

Donadio agradeceu sua equipe, coordenadores de projetos e parceiros que tornaram o encontro possível – como o Centro Cultural Afro-Carioca, parceiro realizador em dois projetos, e a Seconci, que tem uma parceria não apenas em projetos socioculturais –, além de todos os financiadores. Presidente do Seconci-RJ, João Manuel Martins Fernandes falou sobre sua contribuição. “Estrutura colaborativa é buscar colaboração de todos. Em atividades culturais, sozinhos não temos iniciativas. É muito difícil”, disse. Em 2013, foi efetivada uma parceria, com o financiamento de três projetos. Em 2015, já foram seis novos projetos, dez empresas patrocinadoras e oito parceiros realizadores.

Fechando a celebração, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação Nísia Trindade Lima agradeceu os presentes, entre eles o diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Paulo Elian, e falou da existência de uma linha da atuação mais sistemática, recente na história da Fiocruz – a Coordenação de Projetos Sociais. “A Fundação também faz editais de apoio a projetos que, como os dos vários empresários que aqui falaram, têm como foco uma atuação junto à população das comunidades do nosso entorno, que também têm o direito de acesso a este vasto patrimônio científico e cultural, consagrado na nossa instituição”, finalizou.

Voltar ao topo Voltar