Início do conteúdo

18/05/2016

Fiocruz Amazonas cria equipe de brigadistas e socorristas

Fiocruz Amazonas


Por iniciativa do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), a Fiocruz Amazonas criou uma equipe preparada de brigadista e socorrista composta por 12 funcionários da instituição, entre servidores e terceirizados. O grupo recebeu treinamento na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, no bairro Petrópolis, na zona Sul da capital, entre os dias 2 a 6 de maio.

Conforme o responsável pelo Nust, Rafael Petersen, o objetivo da formação da frente de brigada é capacitar os servidores para proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências iniciais de um sinistro, além de atuar na prevenção e combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta do prédio. No decorrer dos treinamentos, os participantes receberam instruções teóricas de prevenção e contenção de incêndio e de primeiros socorros. Também fizeram parte da programação da capacitação as aulas práticas que consistiram em simulações de atendimento a vítima com fratura, com queimaduras, procedimentos de massagem cardíaca e de combate ao princípio de incêndio. 

Petersen informou que o curso tem duração de um ano, e que os 12 servidores do Fiocruz Amazonas que participaram do treinamento conseguiram chegar a graduação e estão aptos a exercerem a função de brigadista e socorristas. Ele também esclareceu que ainda será traçado um plano de ação para cada integrante da equipe desempenhar. “Iremos organizar as ações para cada brigadista/socorrista exercer caso algum sinistro de grandes proporções ocorra. O importante é, que em qualquer evento envolvendo princípio de incêndio ou alguém que esteja precisando de primeiros socorros, o brigadista/socorrista mais próximo deverá ser avisado, assim como o Nust. Em breve serão divulgados um fluxograma e o mapa da localização de cada brigadista/socorrista no prédio”, disse.

Continue a leitura da nota no site da Fiocruz Amazonas

Voltar ao topo Voltar