Início do conteúdo

18/03/2015

Fiocruz Bahia promove seminário sobre tuberculose no dia 24 de março

Ascom Fiocruz Bahia


A Fiocruz Bahia, em parceria com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose, promove o seminário "Tuberculose: O que há de novo?", no dia 24 de março, na Associação Bahiana de Medicina, localizado no bairro de Ondina. O evento, que integra uma extensa programação relativa a doença no estado, visa debater as formas de diagnóstico, tratamento e cura das pessoas com tuberculose, de modo a acelerar o progresso em direção à meta ousada de erradicar com a doença em 2035.

Para profissionais de saúde, instituições e público em geral, as inscrições estão sendo realizadas no local do evento; já para estudantes serão realizadas através do e-mail: sdmt@bahia.fiocruz. No dia do evento o credenciamento será feito ás 8h, com seguimento até ás 17h.

O destaque do seminário será a apresentação dos mais recentes avanços no diagnóstico, tratamento e prevenção da TB na Bahia, estado em que, em 2013, ocorreram mais de 4,9 mil novos casos, com incidência de 32,7 por 100 mil habitantes. A proporção de cura é 64,7%, mas a meta 85%, e abandono está na faixa de 7,4%, evidenciando que são necessários maiores e mais articulados esforços para avançar no enfrentamento e controle da doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, em sua maioria em indivíduos na faixa etária de 15 a 49 anos, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

No Brasil, a TB é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes nos determinantes sociais da saúde. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil de mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar em número de casos entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Voltar ao topo Voltar