Início do conteúdo

25/12/2020

Fiocruz lamenta a morte do médico e professor Ruben Araújo de Mattos

Agência Fiocruz de Notícias


A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz lamenta com profundo pesar o falecimento, nesta sexta-feira (25/12), de Ruben Araújo de Mattos, professor-associado do IMS/Uerj. Médico, Ruben teve sua trajetória fortemente marcada pela dedicação ao ensino, tendo contribuído para a formação de milhares de alunos de cursos de Medicina e de pós-graduação em Saúde Coletiva, na UERJ e em instituições parceiras.

Reconhecido por seu entusiasmo intelectual, brilhantismo e abertura ao diálogo, teve importante produção acadêmica no campo da Saúde Coletiva e sempre foi um enfático defensor do SUS. Admirado também por sua generosidade, doçura e espírito colaborativo, foi orientador de dezenas de profissionais do campo, incluindo muitos pesquisadores da Fiocruz, com quem manteve parcerias em pesquisas, bancas e cursos.

No último 8 de outubro, a convite da Fiocruz Ceará, ministrou a aula inaugural da quarta turma de Mestrado Profissional da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf) sobre o tema Por um cuidado prudente para uma vida decente: desafios para a formação de profissionais de saúde nesses tempos de crises. A Fiocruz se solidariza com a família, os amigos e alunos e reitera que a contribuição de Ruben para o campo da Saúde Coletiva não será esquecida.

Voltar ao topo Voltar