Início do conteúdo

05/04/2019

Fiocruz lança Dicionário de Favelas Marielle Franco

Graça Portela (Icict/Fiocruz)


Na próxima terça-feira (16/4), a Fiocruz lança o WikiFavelas - Dicionário de Favelas Marielle Franco. A iniciativa teve o apoio e a participação da vereadora assassinada que escreveu uma ementa e uma proposta de verbete sobre a sua monografia UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da Política de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, que consta no dicionário.

“Marielle estava realmente muito envolvida e entusiasmada com o projeto. Com o seu assassinato, decidimos colocar o seu nome no dicionário, que passou de Dicionário Carioca de Favelas para Dicionário de Favelas Marielle Franco”, informou a pesquisadora da Fiocruz Sônia Fleury, que coordenou o projeto.  

O dicionário já conta com 258 verbetes e 67 colaboradores, entre pesquisadores acadêmicos e intelectuais da favela e população em geral. Além de contribuir para o resgate da memória das favelas e da cidade do Rio, a iniciativa é um espaço virtual para congregar o conhecimento sobre as favelas de forma interdisciplinar e interinstitucional. A sua plataforma é baseada em wiki - o que deu origem ao nome WikiFavelas -  e pode ser acessada aqui.

Os verbetes são os mais variados. Por exemplo, é possível saber um pouco da história dos bailes funk, no verbete ‘baile funk’, ou saber o significado das Aeis (‘Área Especial de Interesse Social’), ‘Carnaval de rua na Maré’, ‘Guerra ao crime organizado? Favelas e intervenção militar’, ‘Projeto Vamos Desenrolar: Produção de Conhecimento e Memórias’, exemplificou a pesquisadora.

No lançamento do Dicionário de Favelas Marielle Franco haverá apresentações culturais, mesa de abertura e  roda de conversa. O evento será realizado a partir das 13h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A entrada é franca, mas é necessária a inscrição aqui

Voltar ao topo Voltar