Início do conteúdo

03/06/2014

Fiocruz Minas lança segunda edição de livro sobre moluscos brasileiros

Fiocruz Minas


Pesquisadores do serviço de referência do Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas) lançaram a segunda edição do livro Moluscos brasileiros de importância médica. O livro foi atualizado em relação à sua versão de 2008 e destaca a distribuição do Angiostrongylus cantonensis nos portos brasileiros, reportando as espécies de moluscos brasileiros que o cantonensis pode parasitar.

A obra traz também um conteúdo inédito, um material sobre uma espécie que não havia registro no Brasil, descrita pela equipe do Laboratório, a Biomphalaria cousini. Os autores também aproveitaram para incluir a nova nomenclatura dos moluscos que são hospedeiros intermediários da fascíola hepática, que causa graves problemas em criações de gado e que pode infectar o homem.

Acompanhando a obra vem um CD-ROM com fotos em alta definição e textos que ensinam a dissecar, passo a passo, todas as espécies de moluscos do gênero Biomphalaria, de importância médica do Brasil. Além disso, traz informações adicionais sobre técnicas moleculares de identificação de espécies, complementando o conteúdo do livro. Visando facilitar a compreensão desses procedimentos, há uma animação interativa que mostra uma reação da polimerase, utilizada na identificação.

O livro foi idealizado como uma ferramenta para os técnicos e agentes de saúde do País. Segundo um dos autores, Roberta Caldeira, é um livro objetivo e direto. “Fala sobre coleta dos moluscos, exames, técnicas básicas que os agentes de saúde precisam saber”, explica. A obra, que foi financiada pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz Minas, será distribuída durante cursos de capacitação realizados pelo Laboratório. Alguns volumes serão enviados para Brasília e para secretarias de saúde.

Voltar ao topo Voltar