Início do conteúdo

09/12/2020

Livro aborda papel das ciências nas relações Brasil-EUA

COC/Fiocruz


Publicado pela Mauad Editora, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o livro As ciências na história das relações Brasil-EUA, que será lançado em 17 de dezembro, foi organizado pelos pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Magali Romero Sá, Dominichi Miranda de Sá e André Felipe Cândido da Silva. As ciências na história das relações Brasil-EUA visa ampliar as abordagens já feitas, jogando luz, pela primeira vez, sobre o papel desempenhado por diferentes profissionais e disciplinas científicas nas relações entre os dois países. Cooperações científicas não foram uma decorrência de acordos políticos preestabelecidos, mas parte constituinte do próprio movimento de aproximação bilateral, avaliam os autores. A live de lançamento, às 14h, contará com a presença dos organizadores da obra e alguns autores do volume e será transmitida pela página da COC/Fiocruz.

A obra mostra como as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos têm sido objeto de estudo nas ciências humanas, sobretudo na história política e na história econômica. Essas áreas têm privilegiado temas como acordos econômicos e militares, cooperação em empreendimentos e obras de infraestrutura, a política de boa vizinhança e a promoção da cultura norte-americana como meio de conter a influência de outras potências concorrentes no continente, como a França e a Alemanha.

O livro se aprofunda no estudo e deixa mais claro como instituições e disciplinas científicas variadas, como biologia, engenharia, agronomia, física, geografia, botânica, antropologia, sociologia, medicina, genética e ciências ambientais foram fundamentais para o próprio estabelecimento das relações interamericanas. Convênios e acordos formais de cooperação, alianças políticas e intercâmbios técnicos, redes de trabalho entre grupos e pessoas, circulação de ideias, financiamento, artefatos tecnológicos, especialistas e estudantes são temas que compõem os capítulos da obra.

Serviço
Lançamento do livro As ciências na história das relações Brasil-EUA
Data: 17 de dezembro
Editora: Mauad
Páginas: 436

Voltar ao topo Voltar