Início do conteúdo

17/04/2024

Fiocruz Mata Atlântica promove curso gratuito sobre usos de plantas nativas da região

Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)


Já estão abertas as inscrições para o curso Usos de Espécies Nativas da Mata Atlântica, promovido pela Área de Saúde Ambiental da Fiocruz Mata Atlântica (FMA). O curso é gratuito e na modalidade presencial no campus da FMA em Jacarepaguá (Rio de Janeiro), com área está adjacente ao Parque Estadual da Pedra Branca, maior floresta urbana do mundo.

“As Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) consistem em um conjunto de espécies de grande valor nutricional, socioeconômico e cultural e têm sido cada vez mais inseridas nos debates nacionais e internacionais sobre alimentação adequada e produção sustentáveis. As espécies nativas da mata atlântica Panc e com potencial medicinal, são uma alternativa de alimentação pouco conhecida e disseminada, com grande valor nutricional", explica a coordenadora adjunta da FMA, Andrea Vanini, responsável pela coordenação do curso. "Esse trabalho visa aliar a segurança nutricional, agroecologia e conservação da biodiversidade por populações que residem no entorno de unidades de conservação. A diversificação dos sistemas de produção, na promoção da agricultura urbana e familiar auxilia a conservar a biodiversidade e contribui para a mitigação dos efeitos adversos das mudanças climáticas".

Ora-pro-nóbis é um exemplo de Panc nativa da Mata Atlântica e uma das espécies mais conhecidas que possui alto valor nutritivo. “Existem também várias espécies frutíferas nativas que podem ser utilizadas em áreas de agrofloresta como a Jabuticaba, goiaba e pitanga. Essa é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre espécies nativas da Mata Atlântica desde a produção da muda até o seu consumo, contribuindo para estimular a criação de territórios sustentáveis e saudáveis”, destaca Vanini.

O curso consiste em quatro módulos: Biodiversidade- conhecer, valorizar e preservar; Alimentação e Saúde; Plantar, cuidar, colher; e Prática no viveiros da FMA, Farmanguinhos e Quintais Produtivos. E serão realizados nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio.

Voltar ao topo Voltar