06/01/2015
Para celebrar as conquistas de 2014, algumas unidades da Fiocruz fizeram um apanhado especial dos principais acontecimentos do ano:
Conquistas e novos projetos marcaram o ano de 2014 do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
Fiocruz Bahia fez um balanço e apresenta resultados do último ano
Confira também uma seleção das principais notícias divulgadas na Agência Fiocruz de Notícias em 2014:
1) Com apoio de R$ 5 milhões do BNDES, Fiocruz lança o Preservo
Contrato de apoio financeiro com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) servirá para a implementação do Preservo, projeto de preservação e difusão dos acervos culturais e científicos da Fiocruz. Os recursos concedidos serão utilizados para a construção da infraestrutura e a aquisição de tecnologias que garantam a guarda e o acesso público ao patrimônio da instituição.
2) Parceria vai criar unidade Fiocruz-Pasteur no Brasil
O Instituto Pasteur e a Fiocruz anunciaram a criação uma rede de laboratórios internacionais mistos para o intercâmbio de pesquisadores e estudantes e o desenvolvimento de pesquisas em doenças emergentes na Amazônia e nos campos de neurociências e bioinformática. A iniciativa será um primeiro passo para a instalação de uma unidade física de pesquisa Fiocruz-Pasteur no Brasil.
3) Superbactéria é encontrada em rio que deságua na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro
Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) encontraram bactérias resistentes a antibióticos nas águas do Rio Carioca. Mais comumente detectadas no ambiente hospitalar, as bactérias produtoras da enzima KPC foram identificadas em amostras de água coletadas em três pontos na Zona Sul da cidade: no Largo do Boticário, no Cosme Velho; no Aterro do Flamengo, antes da estação de tratamento do rio; e na foz do Rio Carioca, no ponto onde ele deságua na Praia do Flamengo.
Análises realizadas no Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do IOC revelaram a presença das superbactérias no Rio Carioca (foto: Gutemberg Brito)
4) Cerca de 40% dos brasileiros têm pelo menos uma doença crônica, segundo a PNS
Resultado da parceria do Ministério da Saúde com a Fiocruz e o IBGE, o primeiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostra que 57,4 milhões de brasileiros têm pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) - como diabetes, hipertensão arterial, dores crônicas nacoluna, colesterol e depressão, dentre outras.
5) Relatório reafirma correlação entre material expelido pela TKCSA e impactos na saúde
Novo estudo da Fiocruz comprova os impactos socioambientais e de saúde decorrentes da instalação e operação da empresa ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Registros de queixas de moradores, achados clínicos e pesquisas indicam tanto o surgimento de novos casos de doenças como o agravamento de quadros clínicos preexistentes
6) Novo sistema detecta simultaneamente até 20 patógenos causadores de diarreias agudas
Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi um dos cinco laboratórios do mundo contemplados com um novo sistema para diagnosticar infecções gastrointestinais. Equipamento também está em avaliação com pesquisadores dos Estados Unidos, da Austrália, da Índia e da África do Sul.
7) Pesquisadores decifram genoma de bactéria causadora da coqueluche no Brasil
Estudo liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) apresentou o genoma da bactéria Bordetella pertussis, que vem, atualmente, causando a coqueluche no Brasil. A informação pode ajudar o país a entender as causas do aumento do número de casos da doença observado nos últimos anos. Em 2013, foram cerca de seis mil registros, dez vezes mais que em 2010, segundo dados do Ministério da Saúde.
A tecnologia disponível na Plataforma de Sequenciamento de Alto Desempenho do IOC contribuiu para decifrar o genoma da linhagem de B. pertussis isolada no Brasil (foto: Gutemberg Brito)8) Fiocruz obtém patente por método inédito de desenvolvimento de vacinas
Procedimento para elaborar imunizantes contra diversas doenças utilizando como base a vacina para a febre amarela foi patenteado nos Estados Unidos após quase dez anos de tramitação. Nova tecnologia agora é reconhecidamente uma invenção brasileira, com propriedade intelectual protegida pelo United States Patent and Trademark Office (UPTO).
9) Primeiro caso de suspeita de ebola chega à Fiocruz
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) recebeu no dia 10 de novembro o primeiro caso de suspeita de ebola em território nacional. Equipe de profissionais da Fiocruz recebeu treinamento específico para atuar de acordo com os protocolos de segurança e manter o paciente em isolamento. Todas as medidas de segurança para proteger a equipe e a população foram tomadas. Confira também o especial da AFN sobre a doença.
10) Pesquisador da Fiocruz é eleito uma das pessoas mais influentes do mundo na área de vacinas
Depois de dois meses de eleição, a organização Vaccination divulgou a lista com os nomes das 50 pessoas mais influentes na indústria de vacinas no mundo. O presidente do Conselho Político e Estratégico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Akira Homma, conquistou a 20ª posição na relação de mais de 100 candidatos, envolvendo cientistas, pesquisadores, estudiosos e presidentes de grandes empresas.
11) Fiocruz lança livro da Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack
Resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e a Fiocruz, a pesquisa foi considerada a maior do mundo na temática e trouxe uma ampla investigação, que buscou delinear o perfil dos usuários de crack no Brasil e estimar a proporção dessa população nas 26 capitais e no Distrito Federal. Obra está disponível gratuitamente no formato digital.
12) Fiocruz investe na construção de novo Complexo de Institutos Nacionais de Saúde
Com localização prevista em uma área de cerca de 100 mil m² na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o complexo será a futura sede do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (antigo Instituto de Pesquisa Clínica, Ipec), principais unidades assistenciais de saúde da Fundação no Rio de Janeiro.
13) Instituições assinam acordo para construção de fábrica de biomedicamentos
Empresa de biotecnologia instalará, na cidade do Rio de Janeiro, um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, uma unidade industrial e um centro de distribuição no Campus Mata Atlântica da Fundação, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Governo do Estado do Rio de Janeiro, o BNDES, o Instituto Vital Brazil (IVB), a empresa Bionovis e a Fiocruz assinaram acordo para que sejam investidos R$ 550 milhões e gerados 150 empregos diretos, nos próximos três anos
14) Bahiafarma inaugura fábrica em que será produzido medicamento com a Fiocruz
Entrou em funcionamento em junho a unidade industrial da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), parceira do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) na produção de Cabergolina, indicado para o tratamento do excesso de produção do hormônio feminino prolactina ou hiperprolactinemia.
15) Presidência da Fundação promove prestação de contas
O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, promoveu, em junho, uma audiência pública de prestação de contas do ano de 2013 - primeiro ano de seu segundo mandato à frente da Presidência, para a qual foi reeleito pelos servidores da instituição. Acompanhado do vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, Gadelha fez um balanço das principais ações do ano passado, seus impactos e perspectivas futuras.
O presidente Paulo Gadelha e o vice-presidente Pedro Barbosa na audiência pública (foto: Peter Ilicciev)
16) Ranking da Universidade de Leiden põe Fiocruz como melhor instituição de pesquisa do Brasil
De acordo com a universidade holandesa, a Fiocruz é o melhor instituto de pesquisa nacional em termos de qualidade de produção científica. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo aponta que Instituições campeãs investem na meritrocracia entre cientistas.
17) Lançado documento que chama atenção para impacto da governança global na saúde
Intitulado As origens políticas da iniquidade em saúde: perspectivas de mudança, informe aponta que os chamados determinantes políticos da saúde, tais como as políticas implantadas após a crise econômica global, a ação de corporações transnacionais de medicamentos e alimentos e as regras do comércio internacional e da propriedade intelectual, são os principais fatores que afetam a saúde da população de países em desenvolvimento.
18) Museu da Vida completa 15 anos com diversas atividades
Aniversário do Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), foi comemorado em maio, com atividades circenses, teatro, visita ao Castelo, oficina de brinquedos de sucata, dentre outras atividades, voltadas ao público adulto e em especial ao público infantil.
19) Lançado sistema com informações sobre desastres climáticos e seus impactos
Ferramenta agora disponível no Observatório de Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), serve como auxílio ao planejamento e tomada de decisões na ocorrência dos eventos climáticos extremos, e no direcionamento de programas que minimizem os impactos.
20) MS inaugura complexo hospitalar no Haiti com cooperação da Fiocruz
Medida faz parte de um acordo internacional, com participação da Fiocruz, que visa o fortalecimento e a reestruturação do sistema de Saúde e de vigilância epidemiológica do país, abalado após o terremoto ocorrido em janeiro de 2010. Complexo hospitalar integrará a rede de assistência de média complexidade do país caribenho
21) Fundação constroi os alicerces para o Programa Fiocruz em Neurociência
Iniciativa visa consolidar e expandir as competências institucionais de pesquisa e inovação na área da neurociência, a partir da troca de experiências no cenário nacional e internacional. Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que as doenças do sistema nervoso estarão entre aquelas que produzirão os maiores problemas de saúde pública a partir de 2020.
22) Parceria Fiocruz-Biomédica levará produto inovador a bebês recém-nascidos de risco
Produto desenvolvido no Instituto Nacional da Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz) promete ajudar a resolver um problema de saúde pública: levar leite materno a bebês recém-nascidos de risco, sem o uso de mamadeiras. Copo adaptado às necessidades fisiológicas e anatômicas orais do recém-nascido pretermo serve para protege-lo e favorecer o aleitamento materno.
23) IFF completa 90 anos em defesa da saúde materno-infantil
Referência para o Ministério da Saúde no cuidado materno-infantil, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) comemorou aniversário em abril com atividades culturais para todas as idades. Lançamento do livro ‘Histórias de Aprender, Arte de Cuidar’ traduz a arte do cuidar no IFF, num processo em que todos os envolvidos são eternos aprendizes.
24) Fiocruz é designada Centro Colaborador para Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da OMS
Durante os próximos quatro anos, o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) vai conduzir atividades focadas em temáticas como Determinantes Sociais da Saúde, a saúde na Agenda do Desenvolvimento Pós-2015 e saúde global e fortalecimento dos sistemas de saúde. Um dos objetivos do centro é ajudar a materializar as propostas que constam da Declaração Política do Rio sobre os determinantes sociais da saúde, por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento de cooperação técnica e de formação de RH.
25) Farmanguinhos obtém registro de mais dois medicamentos estratégicos
Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) adquiriu os registros de dois medicamentos considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Um deles é um antirretroviral que associa dois princípios ativos em um único comprimido, popularmente conhecido como 2 em 1. O outro é o Cabergolina 0,5 mg, indicado para o tratamento do excesso de produção do hormônio feminino prolactina ou hiperprolactinemia.
26) Fundação é redesignada como Centro Colaborador da Opas/OMS em Saúde Pública e Ambiente
Após alinhamentos com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), Fiocruz teve o seu Plano de Trabalho aprovado e continuará até 2018 a parceria iniciada em 2010, quando foi inaugurada uma nova modalidade de centro colaborador. Como Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiente, a Fiocruz disponibiliza à Opas/OMS, de maneira mais ampla, toda a sua expertise e excelência técnico-científica no campo de saúde e ambiente.