22/02/2017
Aline Czezacki (Blog da Saúde / Ministério da Saúde)
Todos os anos estados brasileiros realizam campanhas para doação de sangue. Isso por que em épocas como as do feriado de Carnaval, a população acaba se ausentando dos hemocentros e os estoques atingem níveis críticos.
Se você vai viajar, programe-se para realizar a doação antes de colocar o pé na estrada. Se você vai ficar na sua cidade, fique atento aos horários de funcionamento do hemocentro mais próximo, e não se esqueça de se programar e seguir as orientações pré-doação de sangue. Ficou interessado em ajudar a salvar vidas antes de cair na folia? Confira alguns dos estados que estão com campanhas e horários estendidos para atender a população:
Bahia
Não fique parado, doe sangue: este é o tema da campanha lançada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com o objetivo de incentivar doações de sangue antes do Carnaval. A estratégia para este mês será funcionar em horário especial no dia 27/2 (segunda-feira de Carnaval), de 8 às 12 e de 13 às 17h. A unidade da Hemoba/Feira de Santana fica ao lado da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Espírito Santo
O estoque de sangue do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) foi reduzido ao mínimo, nos últimos dias, e a direção pede o apoio da população. As cinco unidades de coleta em Vitória, na Serra, em Colatina, São Mateus e Linhares estão funcionando em horário especial, das 7 às 13h. Confira onde doar sangue no Espírito Santo: Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), Unidade de Coleta à Distância da Serra, Hemocentro de Linhares, Hemocentro Regional de Colatina, Hemocentro Regional de São Mateus.
Maranhão
Com o tema Cultura e Solidariedade em nossas veias. Doe sangue, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou a campanha de doação de sangue que visa manter o estoque de bolsas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) abastecido para o período do carnaval. Em São Luís, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8 às 18h, e aos sábados, de 8 às 12h.
Mais informações e datas da Unidade Móvel
Roraima
Com a proximidade do feriado de Carnaval, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) quer incentivar as doações para garantir bolsas de sangue durante o período festivo. Carnaval Solidário: antes da diversão, faça uma doação, doe sangue e proporcione alegria, é o nome da campanha. Os interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemoraima de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR.
Rio Grande do Norte
Comemore o Carnaval com o Hemonorte e faça parte do bloco da solidariedade. Com a proximidade do período carnavalesco, o Hemocentro do RN lança a campanha do carnaval, Hemofolia 2017- No batuque do coração faça sua doação. O Hemonorte funciona na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, Natal, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 7h às 18h e conta com uma unidade fixa de coleta de sangue na Zona Norte, localizada na Biblioteca Américo de Oliveira (Av. Itapetinga,1430, Conjunto Santarém), que funciona de segunda a sexta-feira de 7h30 às 17h. Quem estiver no interior do Estado pode procurar a unidade de coleta mais próxima. O Hemocentro tem unidades em: Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros.
Instruções para doação de sangue
Independente da região onde você irá doar sangue, alguns cuidados precisam ser seguidos tanto antes, quanto na chegada ao Hemocentro, e após a doação. Veja quais são:
• Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
• Estar bem de saúde;
• Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos;
• Pesar mais de 50 Kg;
• Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
• Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;
• As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.