Início do conteúdo

17/02/2014

Quatro projetos culturais da Fiocruz têm patrocínio confirmado em 2014


A presidência da Fiocruz e a Casa de Oswaldo Cruz (COC) celebraram, na última semana (12/2), o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) a quatro projetos culturais aprovados em 2013 na Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS). Manguinhos – Retratos e História do Campus da Fiocruz, que resultará na publicação de um livro com um conjunto de fotografias, contou com o patrocínio da empresa Concremat Engenharia. As outras três iniciativas serão concluídas ainda em 2014, uma de foco regional, a Semana Fluminense do Patrimônio, outra de alcance internacional, o Tratamento Técnico do Acervo da Casa de Oswaldo Cruz, e uma que ajuda na recuperação de uma técnica de pintura ameaçada de extinção: Mestres e ofícios: a transmissão da arte e da técnica do afresco de Bandeira de Mello.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o diretor da COC, Paulo Elian, oficializaram apoio da Fiotec (foto: Peter Ilicciev)
 

“Fazer cultura é uma das dimensões fundamentais para uma instituição, como a Fiocruz, que se quer nacional e presente na vida da população”, disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. O diretor da COC, Paulo Elian, complementou: “É longa a história de desenvolvimento de projetos culturais na COC. No fim da década de 1980, começamos com a restauração do Castelo da Fiocruz e exposições, e, a partir de 2008, com o Escritório de Captação, ampliamos nosso potencial. Agradeço a acolhida pela Presidência da Fiocruz e o diálogo com a Fiotec”.

Com auxílio de seu Escritório de Captação, a COC conduziu todas as etapas até a consolidação das parcerias para os quatro projetos aprovados. O diretor executivo da Fiotec, Maurício Zuma, e o representante da Concremat Engenharia, Mauro Viegas, manifestaram gratidão e entusiasmo pela oportunidade de contribuir com iniciativas que valorizam a história da saúde nacional.

Os projetos contemplados

O projeto Manguinhos – Retratos e História do Campus da Fiocruz resultará na publicação de um livro com um conjunto de imagens da fotógrafa Anna Oswaldo Cruz e textos de Jayme Larry Benchimol, historiador da COC. O objetivo é apresentar a um público amplo o patrimônio humano de uma das instituições mais admiradas e respeitadas do Brasil, a Fiocruz. Serão retratados pesquisadores, médicos, enfermeiros, alunos, agentes de saúde, historiadores, bibliotecários, desenhistas, porteiros, faxineiros, guias e outros trabalhadores. A previsão de lançamento é maio de 2014.

Tratamento Técnico do Acervo da Casa de Oswaldo Cruz é o título autoexplicativo da iniciativa que disponibilizará para consulta pública mais de 1.500 caixas com documentos textuais (aproximadamente 1 milhão de folhas) produzidos e acumulados na Fiocruz e em outras instituições vinculadas à área da saúde. Tanto o Arquivo como a Biblioteca da COC têm a expectativa de identificar documentos de relevância para fazer companhia aos fundos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade, os Fundos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

A Semana Fluminense do Patrimônio, evento anual organizado por diversas instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, tem sua quarta edição garantida em 2014. Com o tema O patrimônio e as grandes intervenções urbanas, palestras, concursos e diversas manifestações culturais tomarão lugar em todo o Estado e, particularmente, em Paraty, município que abrigará em agosto o Encontro Fluminense do Patrimônio.

Curso desenvolvido pela COC, Mestres e ofícios: a transmissão da arte e da técnica do afresco de Bandeira de Mello será objeto de dois vídeos sobre os procedimentos: um sobre esta técnica de pintura ameaçada de extinção e outro sobre o legado do artista plástico Bandeira de Mello.

Voltar ao topo Voltar