Início do conteúdo

13/12/2018

Roda de conversa discute raça, gênero e classe na literatura em Manguinhos

Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)


Quais seriam os cânones da literatura contemporânea quando o assunto é raça, gênero e classe? Motivados por movimentar esse campo e forjar algumas respostas, o Bando Editorial Favelofágico – área editorial do Ecomuseu de Manguinhos/Redeccap – realizou no último dia 29 o 4º Seminário Literatura no Dente, no Espaço Casa Viva, na favela de Vila Turismo, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A iniciativa contou com apoio da Cooperação Social da Fiocruz e participação de Renato Farias, apresentador do programa Unidiversidade do Canal Saúde, que gravou uma edição durante o evento. O programa irá ao ar no dia 31 de dezembro, às 10h30. 

Em formato de roda de leitura com escritores, universitários, lideranças sociais e contadores de histórias de regiões periféricas, o grupo discutiu a formação da identidade negra, feminina e de populações marginalizadas nas obras O Sol na Cabeça, de Geovanni Martins; Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo; e Entre o Mundo e Eu, do autor negro norte-americano Ta Nehisi Coates.

Desde a sua primeira edição, como parte da Agenda Cultural Mandela Vive em 2015, o seminário Literatura no Dente instiga a reflexão sobre a literatura ser um direito humano, e sobre as características excludentes da produção editorial no Brasil.

Leia mais no Portal Fiocruz

Voltar ao topo Voltar