Início do conteúdo

16/05/2016

Seminário na Fiocruz Amazonas debate saúde mental no estado

Fiocruz Amazonas


Com a palestra Nos interiores da Amazônia: leituras psicossociais, da pesquisadora Maria Inês Gasparetto Higuchi, o curso de especialização em Saúde Mental Álcool e outras Drogas da Fiocruz Amazonas abre os três dias do seminário Múltiplos Olhares, Propostas Diversas, que acontece de 23 a 25 de maio no Salão Canoas, na sede da instituição. Neste evento, 27 alunos que estarão concluindo a pós-graduação irão apresentar seus trabalhos de conclusão de curso.

Está é a quarta turma de especialização na área de saúde mental oferecida pela Fiocruz Amazonas. Nas duas primeiras turmas, com o título de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, o curso esteve sob a coordenação de Paulo Amarante, pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), um dos grandes idealizadores da Reforma Psiquiátrica no Brasil.

Já as últimas duas turmas estiveram sob a coordenação do pesquisador da sede da Fundação em Manaus, Maximiliano Ponte. Todas as edições foram realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (Susam) e estiveram voltadas para a qualificação dos profissionais que atuam da rede pública de atenção psicossocial do Estado.

Conforme Maximiliano, o seminário será uma mescla de atividades, em que a cada grupo de apresentações dos pós-graduandos haverá uma palestra de algum convidado, cujos temas abordados serão correlatos às questões da saúde mental. O coordenador do curso explicou que os trabalhos finais de cada aluno, elaborados no formato de “projetos de intervenção”, consistem em propostas para qualificar os serviços e ações de saúde mental nas quais os alunos já atuam enquanto trabalhadores, incorporando conceitos e experiências apreendidos ao longo do processo.

Leia mais sobre o evento e confira a programação completa no site da Fiocruz Amazonas.

Voltar ao topo Voltar