Início do conteúdo

18/11/2019

Conheça os participantes do projeto Fioantar


Wim Maurits Sylvain Degrave (coordenador do FioAntar)     
Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Química (Rijksuniversiteit Gent, Bélgica), mestrado e doutorado em Biologia Molecular (Rijksuniversiteit Gent, Bélgica) e pós-doutorado no Instituto Pasteur, em Paris. Chefe do Laboratório de Genômica Funcionale Bioinformáticaa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), tem experiência na área de Genômica de Micro-organismos e Bioinformática, com ênfase em Genômica Funcional e Biotecnologia, atuando principalmente no desenvolvimento de produtos biotecnológicos, biologia sintética, e genômica comparativa de micro-organismos, como micobactérias, Bacillus e estudo da biodiversidade. 

Adriana Marcos Vivoni
Laboratório de Fisiologia Bacteriana (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia), ambos também pela UFRJ. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente na área de tipagem e epidemiologia molecular de bactérias do gênero Bacillus e gêneros correlatos. 

Bodo Wanke
Laboratório de Micologia (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) e doutorado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias), ambos pela UFRJ. Coordenador do Laboratório de Referência Nacional para Micoses Sistêmicas, CGLAB/SVS/MS, tem experiência na área de Medicina, especializado em Doenças Infecciosas e Parasitárias, com foco principal nas micoses sistêmicas: 1) Eco-epidemiologia das micoses e de seus respectivos agentes; 2) Diagnóstico clínico e laboratorial; 3) Tratamento específico e inespecífico; 4) Vigilância.

Elisa Andries
Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz)
Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação e Turismo Helio Alonso (1989) e título de mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Atualmente é tecnologista em saúde pública da Fiocruz e coordenadora da Coordenação de Comunicação Social da Presidência da Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Informação e Comunicação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, gestão do conhecimento, gestão da informação, cibercultura, comunicação e informação em saúde, webjornalismo, comunicação institucional, assessoria de imprensa e redes sociais.

Fernando Couto Motta
Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aplicação de métodos de diagnóstico molecular para viroses respiratórias, análise filogenética de vírus influenza, e desenvolvimento de protocolos para detecção molecular e variantes.

Harrison Magdinier Gomes
Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias (Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, mestrado em Biologia Parasitária e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo cruz. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: tuberculose e Mycobacterium tuberculosis, hanseníase e Mycobacterium leprae, identificação molecular de microorganismos, biologia molecular e epidemiologia molecular.

Josué Damacena 
Serviço de Jornalismo e Comunicação (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Audiovisual e Cinema pelas Faculdades Integradas Promove/Icesp. Tem experiência em cinegrafia e montagem audiovisual, com ênfase nas temáticas de pesquisa científica e saúde pública. Desde 2015 atua como videomaker no núcleo de produção audiovisual do Serviço de Jornalismo e Comunicação do IOC/Fiocruz.
 

José Paulo Gagliardi Leite
Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, doutorado em Bioquímica pela Université des Sciences et Technique Lille Flandres Artois, na França, e pós-doutorado no Centers for Disease Control and Prevention (CDC/EUA). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente em detecção e caracterização molecular de vírus responsáveis pela etiologia das gastrenterites agudas e desenvolvimento de metodologias de diagnóstico. É diretor do IOC/Fiocruz e atua como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Programa de Vigilância de Rotavírus e do Rotavirus Technical Working Group da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Juana Portugal
Assessoria de Comunicação Social (INI/Fiocruz)
Possui graduação em Comunicação Social/Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializações em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e em Gestão Hospitalar (Fiocruz/Hospital Sírio-Libanês). Atualmente, é assessora de comunicação do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Divulgação Científica.

Julia Dias
Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz)
Possui graduação em Comunicação Social pela a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização em Políticas Públicas pelo Conselho Sul-Americano de Ciências Sociais. Tem experiência em diferentes áreas da Comunicação, principalmente em redação de textos e produção de vídeos. Atuou em instituições como a Academia Brasileira de Ciências, a Coordenadoria da Comunicação da UFRJ, o Centro de Comunicação da ONU no Brasil (Unic-Rio) e o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags-Unasur).

Leila de Mendonça Lima
Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética), ambos pela UFRJ, e pós-doutorado (Genética Molecular Micobacteriana) pelo Instituto Pasteur, França. Tem experiência na área de Genética Molecular, com ênfase em genômica e proteômica de micobactérias e tripanosomatídeos.

Lúcia Marques
Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz)
Possui graduação e especialização em Comunicação Social pelo Centro Universitário da Cidade (1998) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1981); e mestrado em Política e Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Atua no Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz desde 2011, coordenando a cooperação com Ásia, Oceania e Oriente Médio.

Luciana Trilles
Laboratório de Micologia (INI/Fiocruz)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, mestrado em Biologia Celular e Molecular e doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas pela Fiocruz, e pós-doutorado na Universidade de Sydney na área de diagnóstico molecular da criptococose. Tem experiência na área de microbiologia e biologia molecular, com ênfase em micologia, atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: agentes de micoses sistêmicas, eco-epidemiologia, suscetibilidade antifúngica, biologia molecular. 

Marcia Chame
Laboratório de Paleoparasitologia (Ensp/Fiocruz)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é membro titular representante do Ministério da Saúde no Conselho Nacional da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. Tem experiência na área de Ecologia, Parasitologia, com ênfase em Helmintos de Mamíferos Selvagens, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, parque nacional, conservação, paleoparasitologia, espécies exóticas invasoras.

Maria Ogrzewalska
Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo (IOC/Fiocruz)
Possui mestrado em Biologia pela Universidade da Varsóvia, na Polônia, doutorado e pós-doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada a Zoonoses pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Parasitologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia molecular, ecologia e epidemiologia; relacionados com doenças emergentes e alterações ambientais.

Marilda Siqueira
Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pela Agência de Proteção a Saúde da Inglaterra. Chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz, tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sarampo, rubéola, influenza e vírus sincicial respiratório. Consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e membro de vários Comitês e Grupos de Trabalhos do Ministério da Saúde e OMS. 

Martha Lima Brandão
Laboratório de Paleoparasitologia (Ensp/Fiocruz)
Doutora em Ciências Veterinárias na UFRRJ, possui mestrado em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Animais Silvestres, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde de Ecossistemas, Zoonoses e Helmintologia. 

Marize Pereira Miagostovich
Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, e pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC/Fiocruz, tem experiência na área de Microbiologia Médica, com ênfase em Virologia. Desenvolve atividades relacionadas com os principais vírus responsáveis pela gastroenterite viral aguda, com ênfase no diagnóstico e epidemiologia molecular dos norovirus. Em 2004, iniciou a linha de pesquisa em Virologia Ambiental, atuando no desenvolvimento de metodologias moleculares de detecção destes vírus em ecossistemas aquáticos.

Pamela Lang
Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz)
Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pelo Instituto de Química Biológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é coordenadora de Mídias Sociais da Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz, vinculada à Presidência da instituição. Tem experiência na área de Comunicação, atuando em novas mídias, com ênfase em Comunicação Institucional, Comunicação em Saúde, E-Gov, Internet, Webometria, Altmetria e Mídias Sociais.

Paulo Lara
VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz (Icict/Fiocruz)
Cinegrafista com experiência em realização de documentário e etnografia, atual coordenador da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

 

 

Peter ilicciev
Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz)
Fotógrafo da Fiocruz há 25 anos, participa dos principais eventos jornalísticos da instituição. Publicou fotos nos principais veículos do país e participou de duas exposições internacionais, na França e no México.

 

 

Sandra Soares
Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz)
Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), mestrado em Política e Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em Relações Internacionais. É assessora técnica do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz. Analista de Gestão em Saúde Pública e pesquisadora do Complexo Industrial da Saúde/Fiocruz. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando nas seguintes áreas: cooperação internacional, redes de cooperação e relações institucionais, política e desenvolvimento, política de inovação e complexo econômico-industrial da saúde. 
 

Tulio Machado Fumian
Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental (IOC/Fiocruz)
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fiocruz, e pós-doutorado pela School of Biotechnology and Biomolecular Sciences, University of New South Wales, Sydney, Austrália. Tem experiências nas áreas de vigilância epidemiológica das gastroenterites agudas; epidemiologia molecular e evolução de norovírus, rotavírus e outros vírus gastroentéricos; virologia ambiental, com ênfase em biologia molecular para detecção e identificação viral em matrizes aquáticas e em alimentos (moluscos bivalves). Coordena o Centro de Referência Regional de Rotavírus do Ministério da Saúde, Brasil, Opas/OMS.

22/11/2019

Voltar ao topo Voltar