Início do conteúdo

Agência Fiocruz de Notícias

OTSS é reconhecido como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil

Criado em 2009 a partir de uma parceria entre a Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT), o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) acaba de ter seu modelo de Governança e Gestão Territorializada e Participativa reconhecido como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Evento em Bio-Manguinhos/Fiocruz debate produção e qualidade na indústria farmacêutica

A Gestão da Informação e do Conhecimento, em colaboração com a Vice-Diretoria de Qualidade e a Vice-Diretoria de Inovação do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), promoveram o encontro Novas Possibilidades do Desenvolvimento Analítico, em parceria com a United States Pharmacopeia Brazil (USP). O evento ocorreu (11/4) no campus Manguinhos, Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar soluções e serviços da empresa parceira em diversas áreas de desenvolvimento, produção e controle de qualidade para a indústria farmacêutica.

Icict/Fiocruz lança selo comemorativo dos 10 anos da Política de Acesso Aberto da Fundação

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) lança, em abril de 2024, o selo comemorativo dos 10 anos da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

Fiocruz Amazônia identifica primeiro caso de oropouche na tríplice fronteira

Pesquisadores do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) relataram, em artigo publicado na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, a descoberta do primeiro caso de febre oropouche detectado na região fronteiriça internacional da Amazônia, que reúne Brasil, Colômbia e Peru.

Fiocruz seleciona 56 projetos em edital para saúde integral nas favelas do RJ

A Fiocruz divulga, nesta quarta-feira (17/4), o resultado da Chamada Pública para Apoio a Ações de Saúde Integral nas Favelas do Rio de Janeiro.

Fiocruz e a empresa chinesa BGI assinam acordos de cooperação

A Fiocruz e a empresa chinesa de pesquisas genômicas BGI assinaram, nesta segunda-feira (15/4), dois Memorandos de Entendimento (MdE) que reforçam a intenção mútua das instituições de estabelecer cooperação científica e tecnológica em saúde. Uma delegação da empresa chinesa esteve na Fundação para assinar documentos com a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig/Fiocruz) e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz). 

Fiocruz lança projeto inovador de sequenciamento genético para combater a tuberculose

Em parceria com a Foundation for Innovative New Diagnostics (FIND) e a Agência de saúde global (Unitaid), a Fiocruz deu início ao projeto-piloto Implementação do sequenciamento de próxima geração direcionado (tNGS) para detecção abrangente de tuberculose resistente a medicamentos (TBDR) no Brasil, o Seq&Treat Brasil. Financiado pela FIND e apoiado pelo Ministério da Saúde (MS), o projeto é coordenado pelo chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Paulo Victor Viana. 

Seminário na Fiocruz aborda a saúde como ponte para a paz

Em meio ao acirramento do conflito no Oriente Médio, os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde debatem nesta quarta-feira (17/4), a partir das 10h, o tema Saúde como ponte para a paz. Organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), o evento terá tradução simultânea para português, inglês e espanhol. Diretor do Instituto O’Neill de Direito Sanitário Nacional e Global, da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, Lawrence Gostin vai abordar os Conceitos e práticas de como a saúde pode ajudar a chegar à paz.

Fiocruz divulga Nota Técnica sobre importância do Programa Nacional de Saneamento Rural

Elaborada pelo Grupo de Trabalho Águas & Saneamento, vinculado à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), a Nota Técnica ressalta a importância de retomar as discussões e a implementação do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) no país. O grupo de trabalho reafirma seu compromisso em contribuir na institucionalização e fortalecimento do PNSR e das políticas públicas de saneamento em todo o país.

Fiocruz participa de discussões sobre Saúde do T20

O T20, grupo de engajamento do G20 que reúne think tanks, centros de pesquisa e especialistas de alto nível dos países participantes e convidados, começou a avaliar, em abril de 2024, os policy briefs encaminhados com propostas de política pública voltadas a dar suporte às decisões dos governantes na Cúpula Rio 2024, em novembro, no Rio de Janeiro. Os temas em discussão no T20, para elaboração dos policy briefs, foram distribuídos por seis Forças-Tarefa (1.

Dia Mundial de Chagas: Fiocruz lança IntegraChagas Brasil e divulga dados do CUIDAChagas

Nesta sexta-feira (12/4), com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e participação da Fiocruz, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES) e o município de São Luís de Montes Belos (GO) promoveram o seminário Dia Mundial da Doença de Chagas: Celebrando 115 anos de descoberta e compromisso com a saúde, que ocorre no próximo domingo (14/4).

Cartilha orienta sobre vetores transmissores de doenças e saúde de igarapés 

Qual a relação dos insetos com a saúde humana e ambiental? Como eles são conhecidos cientificamente, onde podem ser localizados, como evitá-los e de que forma esse conhecimento pode contribuir para o controle da disseminação de doenças?

Novo inquérito nacional fomenta debate sobre saúde da mulher

Dez anos após a divulgação do Nascer no Brasil I, a revista Cadernos de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), divulga os resultados do segundo inquérito nacional acerca da saúde da mulher e da criança. O Nascer no Brasil II: Pesquisa Nacional sobre Aborto, Parto e Nascimento avaliou a qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto, nascimento e puerpério.

Fiocruz reúne gestores e pesquisadores para discutir os desafios das arboviroses

A Fiocruz promoveu, nesta quinta-feira (11/4), o seminário Arboviroses: desafios e perspectivas na abordagem. O evento, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro, reuniu pesquisadores e gestores das três esferas de governo na área da Saúde, além de representantes de instituições parceiras, como a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Reciis retoma discussão sobre a saúde na perspectiva da vida nas ruas

Já está disponível para leitura a segunda parte do dossiê temático O povo da rua: saúde, políticas públicas e comunicação, da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação em Saúde (Reciis).

InfoGripe alerta para o aumento do VSR em crianças

Divulgado nesta quinta-feira (11/4), o Boletim InfoGripe da Fiocruz faz um alerta para a manutenção do crescimento do vírus sincicial respiratório, o VSR, especialmente em crianças. Apesar da desaceleração nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no agregado nacional (sobretudo no Centro-Sul, Norte e Nordeste), permanece o aumento do VSR e da influenza em diversas regiões do país.

Estudo testa proteínas quiméricas para avaliar cura da doença de Chagas após tratamento

O declínio dos títulos de anticorpos específicos para o Trypanosoma cruzi, em pacientes com diagnóstico de doença de Chagas crônica após o tratamento, foi avaliado em estudo, utilizando proteínas quiméricas. A pesquisa, de coorte transversal prospectiva envolveu participantes com diagnóstico positivo para T. cruzi, da região de Añatuya, na Argentina, e que foram tratados com benznidazol.

Fiocruz cria insumo 100% nacional para uso no teste rápido da leishmaniose visceral

A Fiocruz Pernambuco criou um insumo 100% nacional para ser agregado ao teste rápido de triagem para diagnóstico da  leishmaniose visceral (LV). O produto poderá ser usado tanto para a população humana quanto canina, sendo o primeiro com essa dupla eficácia. O insumo já passou por avaliação em laboratórios e, em breve, iniciará a fase de campo. A LV é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito palha, que pode acometer homens e animais, tendo os cães domésticos como principais reservatórios da enfermidade.

Voltar ao topo Voltar