Início do conteúdo

Agência Fiocruz de Notícias

Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fiocruz tem inscrições abertas

O mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) está com o processo seletivo para 2021 aberto. São oferecidas 15 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: Cultura científica e sociedade; Educação, comunicação e mediação; e Estudos de público/audiência. As inscrições podem ser feitas on-line pela plataforma Siga (somente pelo navegador Internet Explorer) até 9 de outubro de 2020.

Seminário debate Painéis de indicadores sobre a pandemia de Covid-19 (17/8)

A pandemia do novo coronavírus tem imposto desafios inéditos aos sistemas de informação em saúde do país. Como manter cientistas, gestores e a sociedade informados sobre os números de uma epidemia tão complexa? O seminário online Painéis de indicadores sobre a pandemia de Covid-19 vai debater, na próxima segunda (17/8), às 10h, as diferentes iniciativas envolvendo meios de comunicação, gestores de saúde e instituições de pesquisas na organização de painéis de dados indicadores.

Covid-19: Pesquisa com ACS apresenta primeiro balanço

Professoras-pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançaram o primeiro boletim bimensal do estudo Monitoramento da saúde e contribuições aos processos de trabalho e a formação profissional dos Agen

CoronaFatos - Episódio 15: Idosos

Nesse episódio, o CoronaFatos trata do grupo que mais tem sido falado desde o início da pandemia de Covid-19, embora nem sempre com o devido respeito, os idosos. O programa explica a vulnerabilidade das pessoas mais velhas ao novo coronavírus; fala sobre a situação dos idosos e as dificuldades e preconceitos enfrentados por eles; desfaz alguns estereótipos; dá dicas sobre como lidar melhor com as pessoas idosas durante a epidemia e o isolamento social; e aborda alguns dados da Convid – Pesquisa de Comportamentos, que também trata da situação dos idosos.

Estudo descreve perfil epidemiológico da doença de Chagas

Uma análise ecológica de base populacional utilizando dados obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, foi realizada com o objetivo de identificar um perfil epidemiológico da transmissão da doença de Chagas aguda, no Brasil. A doença de Chagas é causada pelo parasito Trypanosoma cruzi, transmitido por um inseto conhecido como barbeiro e está presente em 21 países da América Latina.

Pandemia apresenta níveis críticos na maior parte dos estados

Relativo às semanas epidemiológicas 31 (26 de julho a 1º de agosto) e 32 (2 a 8 de agosto), o novo Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz indica que a disponibilidade de leitos de UTI

Governo do RJ sanciona repasse à Fiocruz para enfrentar a pandemia

Fiocruz recebe repasse de R$ 20 milhões do Fundo Especial da Assembleia Legislativa (Alerj), por meio da Lei Lei 8.972/2020O, sancionada na última segunda-feira (10/8) pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. O recurso será utilizado para o desenvolvimento e a implementação do Plano de Enfrentamento da Covid -19 nas Favelas, elaborado por um conjunto de entidades da sociedade civil e instituições de ensino superior. O plano apresenta a necessidade de ações que reduzam o impacto da pandemia junto às populações vulnerabilizadas.

Covid-19: Fiocruz faz inquérito com pacientes com tuberculose

Referência nacional no atendimento de pacientes com tuberculose (TB) e tuberculose multirresistente, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) dará início, no mês de agosto, à realização de um inquérito sorológico e do diagnóstico molecular da Covid-19 nos pacientes atendidos pelo ambulatório. O inquérito sorológico permitirá avaliar quantos de seus pacientes já tiveram contato com o novo coronavírus, enquanto a realização da testagem RT-PCR possibilitará o acesso mais rápido ao diagnóstico de casos suspeitos.

InfoGripe: número de casos ainda está acima de muito alto

Após meses alertando para o aumento do número de casos e mortes no país, o Boletim InfoGripe, produzido pela Fiocruz e referente à Semana Epidemiológica 32 (de 2 a 8 de agosto), indica uma manutenção do sinal de nova fase de queda de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil.

Conferência dará início à nova pós-graduação da Fiocruz Brasília

O professor da Universidade Jonhs Hopkins (Estados Unidos) Benjamin Lozare e a pesquisadora da Universidade de Buenos Aires (Argentina) Monica Petracci vão lecionar a primeira aula do Curso de Especialização em Comunicação em Saúde: Fundamentos, Práticas, Agendas e Desafios, nesta sexta-feira (14/8), às 8h30.

Estudo avalia aleitamento na atenção neonatal de alta complexidade

Aleitamento materno na atenção neonatal e infantil de alta complexidade: um estudo de coorte foi o tema da tese de doutorado da enfermeira pediátrica do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maíra Domingues.

Rede de Bibliotecas da Fiocuz lança Boletim BiblioCovid

A Rede de Bibliotecas da Fiocruz lançou o Boletim BiblioCovid, destinado a apresentação de estratégias e artigos científicos sobre temas relacionados à Covid-19.

Radis debate rotina insalubre de entregadores de aplicativo

"Sou estudante universitária e não tive a minha bolsa renovada. Sem renda mensal e com minha mãe desempregada, comecei a fazer entregas. Eu não nutria nenhuma ilusão de ser empreendedora com isso, mas achei que fosse receber o suficiente para me sustentar. Imaginava que seria algo em torno de 40 reais por dia via aplicativo. Não é verdade. Eu fazia em média 15 reais, o que é muito pouco.

Covid-19: Fiocruz mapeia situação de cuidadores de idosos

A Fiocruz iniciou, nesta segunda-feira (10/8), uma pesquisa para mapear o impacto da pandemia nas condições de trabalho e saúde de cuidadores de pessoas idosas. A investigação terá como base um questionário online, direcionado tanto a cuidadores remunerados como a cuidadores informais (como familiares), buscando abranger todas as pessoas que dedicam parte ou todo o seu tempo ao cuidado de um algum idoso que precisa de ajuda ou de companhia. 

Ensaio aborda uso de robôs durante a pandemia de Covid-19

Um hotel na China destinado a abrigar indivíduos com infecção por Sars-CoV-2 utiliza robôs para entrega de alimentos. O hospital do futuro, na Romênia, tem empregado robôs em distintas tarefas, podendo-se mencionar a desinfecção dos ambientes com a utilização de raios ultravioleta, a comunicação com os pacientes para o fornecimento de informações relevantes sobre o quadro clínico e a distribuição de alimentos. Nos dois últimos casos, foram utilizados artefatos com formato humanoide.

Fiocruz no Ar debate uso abusivo de antibióticos e efeitos no aparelho digestivo

Publicado em 2018, o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), que trata da vigilância de consumo de antibióticos no mundo, aponta que, dentre os países das três Américas que disponibilizaram seus dados à OMS, o Brasil é o que detém a maior taxa de consumo por dia: 22,75 doses para cada mil habitantes, o que eleva o nosso consumo a mais de 1,7 bilhão de doses. O segundo lugar nessa lista é a Bolívia, com 19,57 doses diárias / mil habitantes.

Fórum Itaboraí apoia comunidades em práticas agroecológicas

Promovidas pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa da Fiocruz em Petrópolis, as práticas agroecológicas com comunidades petropolitanas passaram a ter um novo formato desde o início do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Ao unir criatividade, comunicação, tecnologia, integração, trocas de saberes e muito entusiasmo, quintais e pequenos espaços comunitários, por vezes abandonados, estão se transformando, ganhando vida, cores, aromas e novos sabores.  

Covid-19: Fiocruz amplia capacidade nacional de testagem

Desde a confirmação dos primeiros casos da Covid-19, a Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde, vem trabalhando para dar respostas em diversas áreas. Após desenvolver os testes moleculares para detecção da doença e aumentar sua escala de produção progressivamente, a Fundação inicia a operação de mais uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (clique aqui e faça um tour virtual pela Unidade).

Fiocruz esclarece informações inadequadas em peças publicitárias sobre doação para instituição

A Fiocruz foi surpreendida, nesta sexta-feira (7/8), pela divulgação de peças publicitárias inadequadas que tratavam de uma doação para a instituição. As peças em questão abordavam a montagem e construção de uma fábrica de vacinas que seria doada à Fiocruz. Por tratar-se de uma divulgação que gera interpretações equivocadas, a Fiocruz publicou, na noite do mesmo dia (7/8), um release na tentativa de esclarecer o real objetivo do aporte financeiro que seria doado.

Covid-19: Fiocruz deve receber doação para adequar e equipar fábrica da vacina

Uma coalizão de empresas e fundações está formulando uma proposta de doação de recursos para aquisição de equipamentos e adaptações nas atuais instalações do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que serão destinadas à produção da vacina para Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, por meio do acordo com a AstraZeneca.

Voltar ao topo Voltar