O Consórcio Chagas, liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através da Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec), firmará no dia 14 de abril, em meio às comemorações do Dia Mundial da Doença de Chagas, um convênio com a Unitaid para o projeto que visa eliminar a transmissão congênita da doença de Chagas em países endêmicos da América Latina.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCTV) que estão atuando no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 concluíram uma etapa importante do estudo, que é a chamada prova de conceito, em que se verifica se o imunizante tem potencial para produzir resposta imune e proteção. De acordo com o pesquisador Ricardo Gazzinelli, coordenador do INCTV, os resultados foram bastante animadores, pois demonstraram que a vacina não apenas protegeu os animais de laboratório (camundongos) vacinados, como também evitou qualquer manifestação clínica da doença.
O filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, conta a história de Neto, jovem da cidade de Santos que é internado à força em um hospital psiquiátrico depois que o pai acha um cigarro de maconha em seu casaco. Ali o adolescente, interpretado por Rodrigo Santoro, seria submetido a uma série de abusos psicológicos e físicos que o levam a tentar o suicídio. Baseado no livro Canto dos Malditos, no qual o militante da Luta Antimanicomial Austregésilo Carrano denuncia os abusos que sofreu em hospitais psiquiátricos, o filme foi lançado em 2001.
Pesquisadores da Fiocruz Bahia investigaram os fatores de risco para artralgia persistente em pacientes com chikungunya e seu impacto nas atividades cotidianas. Os resultados do estudo, realizado com 153 pacientes de Salvador com diagnóstico da doença, apontaram uma elevada frequência de pessoas com dores nas articulações após três meses do início da doença (42,5%) e mesmo após um ano e meio (30,7%).
O novo Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruzmostra que, segundo o perfil demográfico, as faixas etárias de 30 a 39, de 40 a 49, e 50 a 59 anos continuaram sendo aquelas com aumento mais no
Para inspirar e esperançar, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trouxe para a abertura do ano letivo 2021 as inúmeras representações dos ‘Brasis’ em forma de rima, prosa e verso. O artista pernambucano Antonio Nóbrega proferiu a palestra-recital Brasil Brasis, permeada por histórias e canções, acompanhado virtualmente por centenas de pessoas. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, comentou a escolha do tema apontando que Nóbrega é mais do que um artista. “Ele é um grande pensador do Brasil.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fiocruz assinam, nesta sexta-feira (9/4), um memorando de interesse científico e tecnológico com o objetivo de produzir conhecimento e formular propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para solucionar os graves problemas surgidos em decorrência da pandemia.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Moreira, participaram, nesta quinta-feira (8/4), de reunião da Comissão da Covid-19 no Senado Federal. O foco dos debates foi a transferência de tecnologia na produção de vacinas no Brasil.
Acaba de ser desenvolvida na Fiocruz Pernambuco uma metodologia que visa tornar mais simples e ágil, além de mais barato, o monitoramento das variantes do novo coronavírus. É baseada em uma técnica que já é largamente utilizada e disponível no Brasil e no mundo, o sequenciamento de Sanger - também denominado sequenciamento por eletroforese capilar. O artigo com esse achado acaba de ser disponibilizado online como preprint na plataforma MedRxiv.
Pesquisadores da Fiocruz e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que compõem o InfoDengue uniram-se ao LabJaca para ampliar ações contra a dengue na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é avaliar a evolução da atividade da dengue no local nos últimos três anos com os dados da Prefeitura e do Estado do Rio de Janeiro e confrontá-los com o momento atual. A iniciativa também conta com a parceria da Clínica da família Anthidio Dias da Silveira, que atende boa parte da comunidade.
Nesta quarta-feira (7/4), a Agência de Medicamentos Europeia (EMA, na sigla em inglês) e a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido, a MHRA (Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency) divulgaram análises sobre possível relação entre eventos extremamente raros de coágulos sanguíneos associados à baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia) e à aplicação da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil. Os casos bastante raros observados, com possível relação com a vacina, continuarão sendo investigados.
Um artigo que será publicado em maio na revista Emerging Infectious Desease (EID), dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA), mostra que uma primeira exposição à Covid-19 em casos brandos ou assintomáticos pode não produzir resposta imunológica e que a pessoa pode se reinfectar, inclusive, com a mesma variante. A segunda infecção pode provocar sintomas mais fortes do que a primeira, indica o estudo.
O papel da Educação é o tema deste episódio da série Fiocruz na Pandemia.
O projeto Fiocruz na pandemia, uma parceria entre a Coordenação de Comunicação Social (CCS/Presidência) e o Canal Saúde, é um conjunto de vídeos curtos sobre a atuação da Fundação durante este período de combate à Covid-19.
Em uma parceria inédita firmada por meio de uma nova linha de pesquisa instituída, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) divulgou a seleção de tutores do Curso de Especialização em Epidemiologia de Campo do EpiSUS, programa de treinamento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A Fiocruz Paraná oferecerá o treinamento que conta com oito módulos, cada um deles realizados no período de um mês. Realizado majoritariamente à distância, ocorrerá de 3 de maio a 12 de dezembro, com 85% das aulas práticas e 15% teórica.
Com o intuito de ampliar a circulação de livros e o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde em meio à emergência sanitária da Covid-19, a Editora Fiocruz participa da 3ª Feira do Livro da Unesp. O evento teve início nesta segunda-feira (5/4) e será realizado até 11 de abril, através do site feiradolivrodaunesp.com.br.