Início do conteúdo

Agência Fiocruz de Notícias

Hotsite destaca requalificação do núcleo histórico da Fiocruz

A nova exposição de longa permanência Vida e saúde: relações (in)visíveis, do Museu da Vida Fiocruz, sediada no prédio da Cavalariça, no campus de Manguinhos, conta agora com um espaço virtual que reúne detalhes sobre a mostra e acerca do Plano de Requalificação do Núcleo Histórico de Manguinhos (Nahm), do qual é parte integrante. Intitulado Fiocruz História Viva, o hotsite reúne informações sobre a iniciativa homônima, que agora reabre a Cavalariça à visitação e entrega à sociedade uma

Covid-19 mata dois menores de 5 anos por dia no Brasil

Desde o início da pandemia, a Covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil. Ao todo, 599 crianças nessa faixa etária faleceram pela Covid-19 em 2020. Em 2021, quando a letalidade da doença aumentou em toda a população, o número de vítimas infantis saltou para 840. Ao todo, 1.439 crianças de até 5 anos morreram por Covid-19 nos dois primeiros anos da pandemia no Brasil. A Região Nordeste concentra quase metade desses óbitos.

Seminário da Fiocruz debaterá migração, migrantes e saúde

A edição desta semana do Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz) debaterá o tema “migração, migrantes e saúde”. O webinar, que ocorrerá nesta quarta-feira (29/6), às 10h, terá a participação de representantes da Opas, da Organização Internacional para Migrações (OIM), da União Africana e da Universidade de São Paulo (USP).

Covid-19: estudo da Fiocruz documenta riscos aos trabalhadores da saúde

O cenário dos riscos a que estiveram expostos profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19, na Região Metropolitana do Recife, está descrito em artigo recém-publicado na revista científica BMJ Open.

Memória institucional é tema do 4º Fórum Fiocruz de Memória

O 4º Fórum Fiocruz de Memória (Fofim) vai abordar nesta terça-feira (28/6) o tema Memória institucional e desafios da contemporaneidade. A edição será realizada em formato híbrido. Pela manhã as atividades ocorrerão no Centro de Documentação e História da Saúde e terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Fiocruz realiza atividade pelo Dia do Orgulho LGBTQIA+

Na próxima terça-feira (28/6), a Fundação realiza o encontro Caminhos para a justiça social e promoção da saúde LGBTQIA+ na Fiocruz, a partir de uma articulação entre a Coordenação da Parceria da Justiça Itinerante Maré/Manguinhos e do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, por meio do seu Grupo de Trabalho sobre Diversidade.

Fiocruz lança Doses de gentileza

Em parceria com o Museu da Vida Fiocruz, a Presidência da Fundação lança, nesta quinta-feira (23/6), dezenas de vídeos de seus trabalhadores e bolsistas em resposta às inúmeras correspondências recebidas (desenhos e cartas) de crianças e professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As cartas registram uma homenagem aos profissionais da Fiocruz, chamados por eles de heroínas e heróis, pelo trabalho no combate à crise sanitária provocada pela Covid-19. 

Fiocruz registra primeiro kit para diagnóstico molecular de Chagas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu (20/6) o registro do Kit NAT Chagas, primeiro kit para diagnóstico molecular da doença de Chagas – baseado na detecção do material genético do parasito – aprovado no Brasil. O produto é fruto de anos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico da Fiocruz.

Fiocruz vai equipar centro de reabilitação pós-Covid-19

A Fiocruz, por meio do programa Unidos Contra a Covid-19, vai equipar o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) com a infraestrutura necessária para tratar e reabilitar pessoas com sequelas da Covid-19, dando mais qualidade de vida a elas. A proposta é estruturar um centro de atenção especializado a pessoas com síndrome pós-Covid-19.

InfoGripe indica possível interrupção no aumento de casos de SRAG

Divulgado nesta quarta-feira (22/6), o novo Boletim InfoGripe Fiocruz sugere, com base nos registros de curto prazo (últimas três semanas), uma possível interrupção na tendência de crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Fiocruz e Lacens concluem novos sequenciamentos do vírus da dengue

A Fiocruz e Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) do Centro-Oeste concluíram novos sequenciamentos do vírus da dengue. O trabalho de vigilância genômica na região foi intensificado depois da identificação inédita do genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do patógeno no Brasil, realizada em maio, em Goiás.

Fiocruz e Sabin pesquisam doses fracionadas de reforço das vacinas para Covid-19

Um estudo conduzido pelo Instituto Sabin de Vacinas e pela Fiocruz Mato Grosso do Sul vai avaliar a possibilidade de fracionar as doses de reforço dos imunizantes para a Covid-19. A pesquisa deverá mostrar se doses menores podem oferecer a mesma resposta imunológica e com reações adversas menores. Isso possibilitaria multiplicar a oferta de vacinas, principalmente nos países mais pobres, e orientar novas estratégias de imunização.

1º Simpósio de Neuroinfecções do IOC começa nesta quarta-feira (22/6)

Com o propósito de reunir múltiplos grupos de pesquisa e estimular discussões sobre os diversos aspectos das neuroinfecções, pesquisadores e especialistas de diferentes laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) organizam o primeiro Simpósio de Neuroinfecções do IOC. A atividade on-line está marcada para os dias 22, 23 e 24 de junho, com transmissão ao vivo pelo canal do IOC no YouTube.

Seminário debate semelhanças entre emergências recentes em saúde pública

O que as recentes emergências de saúde pública têm em comum e as melhores formas de enfrentá-las globalmente serão os temas principais da edição extra do Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, que ocorrerá nesta quinta-feira (23/6), às 10h.

Plataforma da Fiocruz em Mato Grosso do Sul vai desenvolver medicamentos e vacinas

Um convênio de R$ 14,854 milhões permitirá a instalação de uma Plataforma de Pesquisa Científica da Fiocruz em Mato Grosso do Sul. O espaço de ensaios clínicos será usado para o desenvolvimento de novos insumos, como medicamentos e vacinas, e para novas aplicações de remédios já existentes. O documento foi assinado na segunda-feira (20/6) pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, em um evento no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Fiocruz e Apepi vão promover seminário internacional sobre cannabis medicinal

Nos dias 9 e 10 de julho a Fiocruz e a Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi) vão promover, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o seminário internacional Cannabis amanhã: um olhar para o futuro. O evento buscará estimular o debate sobre o acesso, pesquisa e regulamentação do uso da cannabis para fins medicinais. As inscrições já estão abertas.

InfoGripe: Covid-19 já soma mais de 70% dos casos de SRAG

O novo Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta terça-feira (21/6), aponta que os casos de Covid-19 já correspondem a 71,2% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil nas ú

Medicina nazista e Holocausto são destaques da revista 'HCS-Manguinhos'

A medicina durante o período nazista e as suas relações com o Holocausto são os temas da entrevista com o professor e diretor do Instituto de História da Medicina da Universidade de Giessen, na Alemanha, Volker Roelcke, publicada na nova edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Voltar ao topo Voltar