Início do conteúdo

Agência Fiocruz de Notícias

Fiocruz vai coordenar projeto da Unitaid em doença de Chagas

O Consórcio Chagas, liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através da Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec), firmará no dia 14 de abril, em meio às comemorações do Dia Mundial da Doença de Chagas, um convênio com a Unitaid para o projeto que visa eliminar a transmissão congênita da doença de Chagas em países endêmicos da América Latina.

Covid-19: vacina do INCTV produz resposta imune e proteção

Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCTV) que estão atuando no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 concluíram uma etapa importante do estudo, que é a chamada prova de conceito, em que se verifica se o imunizante tem potencial para produzir resposta imune e proteção. De acordo com o pesquisador Ricardo Gazzinelli, coordenador do INCTV, os resultados foram bastante animadores, pois demonstraram que a vacina não apenas protegeu os animais de laboratório (camundongos) vacinados, como também evitou qualquer manifestação clínica da doença.

Especialistas fazem balanço de duas décadas de Reforma Psiquiátrica no SUS

O filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, conta a história de Neto, jovem da cidade de Santos que é internado à força em um hospital psiquiátrico depois que o pai acha um cigarro de maconha em seu casaco. Ali o adolescente, interpretado por Rodrigo Santoro, seria submetido a uma série de abusos psicológicos e físicos que o levam a tentar o suicídio. Baseado no livro Canto dos Malditos, no qual o militante da Luta Antimanicomial Austregésilo Carrano denuncia os abusos que sofreu em hospitais psiquiátricos, o filme foi lançado em 2001.

Estudo avalia impacto da dor articular pós-chikungunya

Pesquisadores da Fiocruz Bahia investigaram os fatores de risco para artralgia persistente em pacientes com chikungunya e seu impacto nas atividades cotidianas. Os resultados do estudo, realizado com 153 pacientes de Salvador com diagnóstico da doença, apontaram uma elevada frequência de pessoas com dores nas articulações após três meses do início da doença (42,5%) e mesmo após um ano e meio (30,7%).

Covid-19: Sul e Centro-Oeste tendem a cenário crítico nas próximas semanas

O novo Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz mostra que, segundo o perfil demográfico, as faixas etárias de 30 a 39, de 40 a 49, e 50 a 59 anos continuaram sendo aquelas com aumento mais no

Ministro da Saúde visita fábrica da vacina Covid-19 na Fiocruz

A Fiocruz recebeu nesta sexta-feira (9/4) a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele conheceu a fábrica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que está produzindo a vacina contra a Covid-19, participou de uma reunião de trabalho com dirigentes da Fundação e foi testemunha de um amplo acordo de cooperação tecnológica firmado entre a Fiocruz e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Fiocruz inicia o ano letivo 2021 com ciranda, rima e poesia

Para inspirar e esperançar, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trouxe para a abertura do ano letivo 2021 as inúmeras representações dos ‘Brasis’ em forma de rima, prosa e verso. O artista pernambucano Antonio Nóbrega proferiu a palestra-recital Brasil Brasis, permeada por histórias e canções, acompanhado virtualmente por centenas de pessoas. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, comentou a escolha do tema apontando que Nóbrega é mais do que um artista. “Ele é um grande pensador do Brasil.

'Se liga no Corona!' completa um ano com ação em favelas

Um ano após o lançamento da campanha Se liga no Corona!, a pandemia da Covid-19 mudou de expressão algumas vezes.

CoronaFatos - Episódio 47: Profissionais da Saúde

O CoronaFatos dessa semana fala sobre a situação dos profissionais da saúde depois de mais de um ano de pandemia provocada pelo coronavírus.

Fiocruz recebe ministro da Saúde e firma parceria com Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fiocruz assinam, nesta sexta-feira (9/4), um memorando de interesse científico e tecnológico com o objetivo de produzir conhecimento e formular propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para solucionar os graves problemas surgidos em decorrência da pandemia.

Fiocruz debate transferência de tecnologia para vacinas no Senado

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Moreira, participaram, nesta quinta-feira (8/4), de reunião da Comissão da Covid-19 no Senado Federal. O foco dos debates foi a transferência de tecnologia na produção de vacinas no Brasil. 

Assista à transmissão completa. 

 

Covid-19: Novo método agiliza o monitoramento de variantes

Acaba de ser desenvolvida na Fiocruz Pernambuco uma metodologia que visa tornar mais simples e ágil, além de mais barato, o monitoramento das variantes do novo coronavírus. É baseada em uma técnica que já é largamente utilizada e disponível no Brasil e no mundo, o sequenciamento de Sanger - também denominado sequenciamento por eletroforese capilar. O artigo com esse achado acaba de ser disponibilizado online como preprint na plataforma MedRxiv.

InfoDengue e LabJaca monitoram enfermidade no Jacarezinho

Pesquisadores da Fiocruz e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que compõem o InfoDengue uniram-se ao LabJaca para ampliar ações contra a dengue na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é avaliar a evolução da atividade da dengue no local nos últimos três anos com os dados da Prefeitura e do Estado do Rio de Janeiro e confrontá-los com o momento atual. A iniciativa também conta com a parceria da Clínica da família Anthidio Dias da Silveira, que atende boa parte da comunidade. 

Nota Técnica recomenda manutenção de medidas contra a Covid-19 no Rio

O Observatório Covid-19 Fiocruz divulga, nesta quinta-feira (8/4), a nota técnica Indicadores de Covid-19 e distanciamento social na cidade do Rio de Janeiro. Realizada no período de 26 de março a 2 de abril, a análise traz indicadores de distanciamento social, casos e óbitos no município.

Fiocruz esclarece sobre possível evento adverso de vacina

Nesta quarta-feira (7/4), a Agência de Medicamentos Europeia (EMA, na sigla em inglês) e a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido, a MHRA (Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency) divulgaram análises sobre possível relação entre eventos extremamente raros de coágulos sanguíneos associados à baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia) e à aplicação da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil. Os casos bastante raros observados, com possível relação com a vacina, continuarão sendo investigados.

Reinfecção por Covid-19 pode vir acompanhada de sintomas mais fortes

Um artigo que será publicado em maio na revista Emerging Infectious Desease (EID), dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA), mostra que uma primeira exposição à Covid-19 em casos brandos ou assintomáticos pode não produzir resposta imunológica e que a pessoa pode se reinfectar, inclusive, com a mesma variante. A segunda infecção pode provocar sintomas mais fortes do que a primeira, indica o estudo. 

Fiocruz na pandemia: Educação

O papel da Educação é o tema deste episódio da série Fiocruz na Pandemia.

O projeto Fiocruz na pandemia, uma parceria entre a Coordenação de Comunicação Social (CCS/Presidência) e o Canal Saúde, é um conjunto de vídeos curtos sobre a atuação da Fundação durante este período de combate à Covid-19.

Fiocruz Paraná realiza treinamento em epidemiologia aplicada ao SUS

Em uma parceria inédita firmada por meio de uma nova linha de pesquisa instituída, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) divulgou a seleção de tutores do Curso de Especialização em Epidemiologia de Campo do EpiSUS, programa de treinamento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A Fiocruz Paraná oferecerá o treinamento que conta com oito módulos, cada um deles realizados no período de um mês. Realizado majoritariamente à distância, ocorrerá de 3 de maio a 12 de dezembro, com 85% das aulas práticas e 15% teórica.

Pandemia pode permanecer em níveis críticos em abril no Brasil

O mais novo Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz alerta que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo do mês de abril, prolongando a crise sanitária e colapso nos ser

Editora Fiocruz participa da 3ª Feira do Livro da Unesp com livros pela metade do preço

Com o intuito de ampliar a circulação de livros e o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde em meio à emergência sanitária da Covid-19, a Editora Fiocruz participa da 3ª Feira do Livro da Unesp. O evento teve início nesta segunda-feira (5/4) e será realizado até 11 de abril, através do site feiradolivrodaunesp.com.br

Voltar ao topo Voltar