Início do conteúdo

Agência Fiocruz de Notícias

Inscrições abertas para candidaturas à Presidência da Fiocruz

As inscrições para concorrer ao cargo de presidente da Fiocruz, vago com a nomeação de Nísia Trindade Lima para o Ministério da Saúde (MS), estarão abertas no período de 30 de janeiro até 3 de fevereiro. A entrega dos documentos exigidos pelo Regulamento Eleitoral pode ser feita das 9h às 17h (horário de Brasília) de duas formas: remotamente, pelo e-mail eleicoes2023@fiocruz.br; ou presencialmente, no campus Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro), com agendamento prévio pelo mesmo endereço eletrônico.  

Revista Radis destaca reconstrução democrática

Por onde começar? Uma palavra que esteve muito presente na cobertura de Radis nos últimos anos foi desmonte. O termo — que faz lembrar um edifício sendo demolido — tentava dar conta de um contexto em que as políticas públicas e os direitos da população como um todo não apenas eram ameaçados, mas deliberadamente atacados.

Revista Poli aborda saúde, trabalho e educação no novo governo

A promessa de fortalecimento das políticas públicas, redução das desigualdades e revogação de medidas retrógradas são as principais bandeiras do começo do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

InfoGripe aponta queda de internações por vírus sincicial respiratório

Divulgado nesta quinta-feira (26/1), o novo Boletim InfoGripe Fiocruz mostra a interrupção de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no país. A exceção é o Distrito Federal (DF), que ainda não apresenta reversão para queda.

Pesquisa identifica maturidade de alimentação em bebês prematuros

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) avaliou, de 2020 a 2022, as particularidades do diagnóstico e acompanhamento da Prontidão Alimentar (PA) do bebê prematuro para definir uma abordagem terapêutica adequada para a rede pública.

Estudo indica aumento de informações sobre raça e cor em internações no SUS

As muitas desigualdades que marcam o território brasileiro se reproduzem nas dinâmicas da saúde pública, com impactos significativos nos dados epidemiológicos e de assistência à saúde. Esse é um dos vários apontamentos do mais recente boletim divulgado pelo Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Proadess), iniciativa vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

Coordenadora de Ensino do INCQS/Fiocruz é nomeada para Capes

Coordenadora de Ensino do Instituto Nacional de Controle de Qualidade (INCQS/Fiocruz), Kátia Christina Leandro foi nomeada coordenadora ajunta dos Programas Profissionais da Área Interdisciplinar da agência governamental Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A indicação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 21 de dezembro de 2022. 

Fiocruz lança conta no LinkedIn

Cursos, eventos, estudos, artigos, esses são alguns assuntos que estarão na página da Fiocruz no LinkedIn. A nova conta é mais uma estratégia da área de mídias sociais da Fundação e será uma forma de chegar ao público específico desta rede social, composto por 850 milhões de usuários que buscam informações profissionais e sobre carreiras. 

Plataforma VideoSaúde estreia curta premiado 'A Arte nos Tempos da Gripe'

Um século atrás, o mundo foi nocauteado pela pandemia do vírus influenza, apelidada como “gripe espanhola”. Como os artistas do período registraram e refletiram sobre aquele momento único – e tão estranhamente familiar? Por meio de pinturas, charges, poemas, crônicas e filmagens, é possível descobrir o legado da Arte durante a pandemia de influenza.

Estudo revela desafios do cuidado na pós-epidemia de zika

Uma pesquisa ​​​​​​do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) teve como objetivo analisar as condições de vida atuais de famílias e o acesso de crianças a políticas públicas intersetoriais após a epidemia de zika no Brasil. O estudo visa contribuir para o fortalecimento do acesso à rede intersetorial de atendimento e para a qualificação dessa rede no que tange às necessidades de crianças com condições crônicas de saúde e deficiências, e suas famílias.

Pesquisa traça perfil de médicos e profissionais de enfermagem mortos por Covid-19

Uma pesquisa na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) mostrou que profissionais de enfermagem vítimas da Covid-19 morreram mais jovens que os médicos também vítimas da doença. O estudo Óbitos de médicos e da equipe de enfermagem por Covid-19 no Brasil: uma abordagem sociológica, publicado pela revista Ciência & Saúde Coletiva, revelou que cerca de 80% dos enfermeiros e dos técnicos ou auxiliares de enfermagem mortos tinham até 60 anos.

Fiocruz cria Sala de Situação para Terra Indígena Yanomami

Nesta segunda-feira (23/1), a Fiocruz instalou uma Sala de Situação interna para articular possíveis ações de apoio ao Ministério da Saúde (MS) e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) frente à emergência sanitária que afeta as populações indígenas no território Yanomami. Neste momento, a Fiocruz integra o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Yanomami), instituído pelo MS sob a coordenação da Sesai. O COE-Yanomami/MS tem a função de planejar, organizar e controlar medidas durante o período de emergência.

Fiocruz firma acordo para reduzir o impacto da violência nos trabalhadores

A Fiocruz, por meio de sua Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), firmou um acordo de cooperação técnico-científica com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O objetivo do compromisso é a atuação conjunta em ações de redução e prevenção dos impactos da violência armada sobre o bem-estar físico e psicossocial dos profissionais de saúde, educação, trabalhadores e estudantes da Fundação. 

Observa Infância: Bahia concentra internações de bebês por desnutrição

Em 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.754 internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais - o equivalente a sete por dia em todo o país. Dentre estados e capitais, Bahia e Salvador concentraram o maior número de hospitalizações: respectivamente 480 e 159. As informações são de estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), realizado com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde, extraídos em 29 de dezembro de 2022.

Documentário aborda desigualdades em saúde na pandemia

Uma experiência inovadora de produção de ciência durante a pandemia de Covid-19 que inclui a participação social. Esse é o enredo do documentário Além do Distanciamento: diálogos para entender as desigualdades da pandemia de Covid-19 – o primeiro longa-metragem científico produzido pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).

Cadernos de Saúde Pública recebe classificação A1 no sistema Qualis da Capes

O periódico Cadernos de Saúde Pública (CSP), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), foi classificado como A1 no Qualis, o sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que avalia as publicações científicas nacionais e estrangeiras. A classificação A1 é a mais alta no estrato de qualidade, que é elaborado com base em diversos indicadores bibliométricos para contribuir na avaliação dos programas de pós-graduação.

Estudo aponta excesso de 40% em óbitos maternos em 2020

Divulgado nesta quinta-feira (19/1), um estudo do Observatório Covid-19 Fiocruz aponta que, em 2020, houve um excesso de óbitos maternos de 40%, quando comparado aos anos anteriores. Mesmo considerando a expectativa de aumento das mortes em geral em decorrência da pandemia de Covid-19, ainda assim houve um excesso de 14%.

Podcast Drops: Valores Notícia

Nesse episódio do Drops do Observatório Canal Saúde, o tema abordado são os valores notícia, que são os critérios que definem o que vai virar notícia. Apesar de existirem várias classificações desses critérios, hoje o foco é na que foi feita pelo Mauro Wolf.

Fiocruz estuda medicamento antiviral contra a Covid-19

A Fiocruz, em parceria com a empresa Microbiológica e o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), está tentando desenvolver um antiviral de uso oral contra a Covid-19. A substância, batizada pelos pesquisadores de MB-905, foi purificada a partir da cinetina e demonstrou-se eficaz para inibir a replicação do Sars-CoV-2 em linhagens de células humanas hepáticas e pulmonares, além de auxiliar a frear o processo inflamatório desencadeado pelo vírus.

Fiocruz inicia diálogo com ministérios do novo governo

Representantes da Fiocruz estiveram nos ministérios da Saúde e da Igualdade Racial, na última sexta-feira (13/1), para iniciar um diálogo com a nova gestão e ampliar as frentes de atuação em parceria para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Voltar ao topo Voltar