Início do conteúdo

Agência Fiocruz de Notícias

Com visita de secretário português, Fiocruz e Portugal celebram cooperação científica

Uma cooperação que data do início do século passado e que vem se renovando e ampliando ao longo das décadas foi celebrada nesta quinta-feira (14/10) com a visita do secretário de Estado Adjunto e da Saúde de Portugal, António Lacerda Sales, à Fiocruz.

Fiocruz entrega cerca de 4 milhões de doses da vacina Covid-19

A Fiocruz entrega ao Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (15/10), cerca de 4 milhões de doses da vacina Covid-19 produzidas em seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A remessa será feita diretamente para o almoxarifado designado pelo MS, para distribuição aos estados. 

Fórum Itaboraí comemora 10º aniversário discutindo fome, transporte público e saúde no município (18/10)

Como parte dos eventos em comemoração ao décimo aniversário, o Fórum Itaboraí: Ciência, Política e Cultura na Saúde, programa da Presidência da Fiocruz em Petrópolis, realizará dois seminários online que vão discutir o transporte público e a fome em Petrópolis.

CoronaFatos - Episódio 68: Vacinação de Crianças e Adolescentes

Este episódio do CoronaFatos fala sobre um assunto que causou algum ruído recentemente, a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19. O programa esclarece o que a ciência já mostrou a respeito da vacinação de adolescentes, aprovada pelas agências reguladoras de diversos países no mundo, inclusive do Brasil, e explica por que ela é recomendada. O episódio também aborda as possíveis reações adversas nessa faixa etária e procura tirar as dúvidas sobre o tema.

Novo livro aborda a construção social do adoecimento e das condições crônicas

Em um momento no qual tanto se debate os efeitos - físicos, mentais e coletivos - a longo prazo da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo, analisar as condições e adoecimentos de longa duração se mostra ainda mais pertinente.

Editora Fiocruz é finalista do Prêmio Abeu 2021 com dois livros

A Editora Fiocruz é finalista de mais um Prêmio Abeu. A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) anunciou, no dia 8 de outubro, os finalistas das oito categorias da premiação. Dois livros da Editora Fiocruz lançados em 2020, ambos na categoria Ciências da Vida, foram indicados: Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho e Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo: fins do século XIX aos anos 1960

Boletim reforça relevância de passaporte de vacinas na retomada de atividades

Divulgado nesta sexta-feira (15/10), o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz defende que o sucesso no controle da pandemia no atual estágio em que o Brasil se encontra requer - além de elevada cobertu

Fiocruz esclarece sobre possível parceria para fornecimento de Molnupiravir

A Fiocruz tem acompanhado diversos projetos candidatos para o tratamento da Covid-19. Os projetos enviados à Fundação passam por avaliação de uma comissão técnica criada para essa finalidade, com o objetivo de avaliar os resultados preliminares e a tecnologia de produção. 

No caso do antiviral Molnupiravir, a Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), está em diálogo avançado com a farmacêutica americana MSD (Merck Sharp & Dohme) para definir a melhor forma de acesso à população brasileira e um modelo de cooperação técnica.

SNCT 2021 continua na Fiocruz com estreia de conteúdos gravados até o final de outubro

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz continua com a estreia de conteúdos inéditos ao longo de todo o mês. Nesta quarta-feira (13/10), foram lançados no canal do YouTube da Fiocruz vídeos da categoria Portas Abertas, com conteúdos sobre unidades da Fiocruz, convidando o espectador a conhecer melhor nossos espaços e processos de pesquisa e produção.

E-vigilância 2021 apresenta projetos de inovação desenvolvidos na pandemia

Com o tema Inovações em vigilância de doenças transmissíveis em tempo de pandemia, o congresso E-vigilância 2021 apresenta, em sua segunda edição, uma série de projetos desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19 que representam inovação e avanço no monitoramento de doenças. Com testagem em massa e apoio a moradores do Complexo da Maré e Manguinhos, comunidades do Rio de Janeiro, o projeto Conexao Saúde - De Olho na Covid reduziu óbitos pela enfermidade nas localidades.

Covid-19: Fiocruz e UFRJ divulgam recomendações para o Carnaval 2022

A Fiocruz e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) elaboraram uma Nota Técnica, a pedido da Comissão Especial de Carnaval da Câmara dos Vereadores, que aponta cinco indicadores para a realização de um Carnaval seguro na cidade do Rio de Janeiro em 2022. O documento enviado ao Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio, considera indicadores utilizados por organismos internacionais para atividades de potenciais riscos de aglomerações.

InfoGripe: estados registram números elevados de casos semanais em crianças

A nova edição do Boletim InfoGripe, divulgada nesta quinta-feira (14/10), é a primeira em que o país não apresenta nenhuma macrorregião de saúde em nível extremamente alto.

Campanha #VacinaMaré – 2ª Dose tem início na Maré (RJ)

Começou nesta quinta-feira (14/10) mais uma etapa da campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 na Maré. A campanha #VacinaMaré é uma iniciativa da Fiocruz, Redes da Maré e a Secretaria Municipal de Saúde e o desafio nesta etapa é completar o ciclo de imunização, aplicando amplamente a segunda dose da vacina nos moradores adultos da região. 

Fiocruz receberá doação de terreno no Rio de Janeiro para ampliar pesquisas

A Fiocruz receberá do governo federal, através do Ministério da Economia, a doação de um imóvel na Avenida Brasil (sentido Zona Oeste). O terreno localiza-se em frente ao campus Manguinhos e, atualmente, já é ocupado por diversas atividades institucionais, consolidando-se como área de Expansão do Campus Manguinhos. A decisão de doação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 4 de outubro. O contrato de doação está previsto para ser assinado pela presidente da Fiocruz e o Superintendente do Patrimônio da União no Rio de Janeiro no final do mês de outubro.

Cesariana sem indicação pode aumentar risco de óbito na infância

Um estudo liderado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) sugere que partos cesáreos podem estar associados ao maior risco de mortalidade na infância, com exceção dos casos que uma indicação médica seja clara sobre o procedimento cirúrgico conhecido popularmente como "cesariana".

Campanha 'IR que Transforma 2022' já pode receber doações

Os projetos socioculturais, idealizados pela Fiocruz e aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura, já podem receber doações por meio do IR que Transforma. Com o programa, é possível converter até 6% do imposto de renda devido a um projeto da escolha do contribuinte.  

Fiocruz faz Paraná participar de prêmio por vigilância de febre amarela

Desde segunda-feira (11/10) e até 10 de novembro deste ano estará aberta a votação internacional para o 5º Prêmio Guangzhou, uma plataforma para o compartilhamento e intercâmbio de práticas inovadoras na implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NUA). Qualquer pessoa poderá votar nos projetos das 15 cidades que concorrem ao prêmio.

Fiocruz debate pandemia e desigualdades sociais em Princeton

A socióloga e presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, apresentou, na última sexta-feira (8/10), a conferência Pandemia e Desigualdades Sociais: Desafios para a Saúde Global. O evento integrou o Global Health Colloquium Series, conjunto semestral de palestras do Programa em Saúde Global da Universidade de Princeton.

Fioantar retoma expedições científicas com novo embarque

Depois de um ano de intervalo devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, o projeto Fiocruz na Antártica (Fioantar) retomou as expedições científicas ao continente com um novo embarque na manhã desta quarta-feira (13/10). Após uma semana em quarentena com ações para enfrentamento à Covid-19, incluindo execução de testes diagnósticos antes e durante o período, o navio de apoio oceanográfico Ary Rongel partiu rumo à Estação Antártica Comandante Ferraz com o pesquisador Lucas Moreira.

Com aumento da fome, seminário do Cris/Fiocruz discute segurança alimentar, saúde e pandemia (13/10)

Mais de 800 milhões de estômagos vazios se somaram à população mundial que já sofria com a fome, outra consequência da pandemia de Covid-19. O dado faz parte do informe anual para 2021 do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) e que será apresentado no webinário Segurança alimentar, saúde e pandemia nos eventos internacionais das Nações Unidas, na quarta-feira (13/10), às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal VídeoSaúde da Fiocruz. 

Voltar ao topo Voltar