Início do conteúdo

26/11/2020

Retrospectiva 2020: Dezembro

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Em 2 de dezembro, a Fiocruz tornou-se a primeira instituição a receber o prêmio Distinção René Favaloro à Trajetória 2020, que habitualmente é dedicado a personalidades que trabalham pelo desenvolvimento e bem-estar social, a dignidade humana e o compromisso com o conhecimento científico, a cultura, a educação e a saúde pública nos seus espaços de atuação. O prêmio é concedido pelo governo argentino.

No dia seguinte, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) assinou com, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a escritura definitiva do terreno onde está sendo construído o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Cibs), no Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O empreendimento será o maior centro de produção de produtos biológicos da América Latina e um dos mais modernos do mundo. Desta forma, a Fiocruz poderá aumentar em até quatro vezes a capacidade de produção de vacinas e biofármacos para atender prioritariamente às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um projeto liderado pela Fiocruz chegou a resultados encorajadores na busca de uma terapia para prevenir a síndrome congênita do zika. Em artigo publicado na revista científica internacional Antiviral Research, os autores constatam um intenso efeito protetor do sofosbuvir, antiviral atualmente indicado para o tratamento da hepatite C.

Em busca de respostas sobre a zika, uma pesquisa liderada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) voltou os olhos para a placenta. Publicado na revista científica internacional Frontiers in Immunology, o estudo analisou amostras da placenta de dez pacientes que contraíram o agravo durante a gravidez. Os pesquisadores observaram que o vírus causa infecção persistente no órgão, o que acarreta inflamação, disfunção vascular e danos severos ao tecido. Em casos de microcefalia, foi detectada ainda redução significativa de uma substância produzida na placenta, chamada de fator neurotrófico derivado do cérebro (conhecido pela sigla em inglês BDNF), que é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal.

Confira e consulte as principais notícias sobre Covid-19 do mês:

Clique na imagem para acessar os links para as notícias.

Confira também a linha do tempo completa de Covid-19 em 2020.

Voltar ao topo Voltar