Início do conteúdo

26/11/2020

Retrospectiva 2020: Outubro

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Com o fogo atinguindo o Pantanal, a Fiocruz enviou uma equipe de pesquisadores ao Mato Grosso, com a finalidade de fazer uma primeira observação da situação e conhecer a dimensão dos impactos das queimadas na saúde, além de visitar grupos de pesquisa que têm tradição em estudos da região. Os meses de incêndios sem precedentes podem levar várias espécies à extinção, colocando em risco a biodiversidade única da maior área alagada das Américas. 

Áreas naturais de grande biodiversidade, entre outros benefícios, exercem o efeito de diluição na transmissão de patógenos (foto: Peter Ilicciev)
 

Referência nacional para o diagnóstico de sarampo, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realizou, em outubro, a capacitação de profissionais de saúde de nove estados brasileiros. A ação faz parte do papel de vigilância laboratorial desempenhado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do IOC, em apoio à rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) do Ministério da Saúde.

No mesmo mês, a Fiocruz participou quarta Conferência Global em Tecnologia e Inovação Sustentável (G-STIC), que ocorreu este ano pela primeira vez de forma totalmente virtual e gratuita. Líderes de diversas áreas estiveram reunidos para discutir temas de impacto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os palestrantes, estavam o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, representantes de governos europeus e a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima.

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e o Consórcio Europeu de Infraestrutura para Medicina Translacional (Eatris) assinaram um memorando de intenções com o objetivo de fomentar iniciativas em ciência translacional. A parceria inclui não só projetos de educação e capacitação no tema, mas também a criação de um Hub Global de Reposicionamento de Medicamentos, com foco inicial em doenças negligenciadas e raras. O CDTS/Fiocruz também passou a integrar, a partir de convite da Eatris, o consórcio internacional Translation Together, iniciativa que envolve instituições públicas e privadas que atuam na área. 

Em outubro, o Canal Saúde passou a exibir videoaulas durante a programação, com o Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica. O programa é um projeto coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cooperação com instituições públicas de ensino e pesquisa do RJ. Diferentemente de outras iniciativas de educação a distância, o Saber Comum foi idealizado para alunos de pós-graduação, com disciplinas de formação geral, que contam crédito de eletiva para cursos de diversas áreas do conhecimento, e para quem não é estudante e se interessa por saberes que dizem respeito à vida coletiva.

Parte do Selo Fiocruz, o documentário O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels (2019), de Tiago Carvalho, conquistou três prêmios no renomado Festival Biarritz Amérique Latine: o de melhor documentário escolhido pelo público, uma menção honrosa do júri e o prêmio do Instituto de Altos Estudos Latino-americanos de Paris. Além disso, foi eleito melhor filme da mostra competitiva ibero-americana do Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires, o Fidba, realizado em setembro.

Já Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) conquistou o Prêmio Maestro Guerra-Peixe, o mais importante reconhecimento do cenário cultural em Petrópolis. O projeto do Fórum Itaboraí, que já havia concorrido ao prêmio em 2014, foi o vencedor na categoria Música erudita.

Confira e consulte as principais notícias sobre Covid-19 do mês:

Clique na imagem para acessar os links para as notícias. 

Confira também a linha do tempo completa de Covid-19 em 2020.

 

27/11/2020.

Voltar ao topo Voltar