25/11/2020
Agência Fiocruz de Notícias (AFN)
O mês de março no Brasil foi marcado pelo início da ocorrência de casos de Covid-19. A Fundação se voltou mais intensamente a diversas atividades de enfrentamento do vírus Sars-CoV-2. No entanto, outras importantes ações tambem foram divulgadas.
Na Fiocruz Rondônia, em estudo conduzido no laboratório de Microbiologia, pesquisadores realizaram exame para rastreio da bactéria Streptococcus agalactiae, também conhecida como Estreptococos do Grupo B (EGB), em gestantes de Porto Velho (RO). O micro-organismo é normalmente encontrado no aparelho digestivo de seres humanos e diferentes animais, sendo que em mulheres é muito comum no canal vaginal, sem que isso cause alguma doença. No entanto, em mulheres grávidas, colonizadas pela bactéria, a pesquisa apontou que a transmissão deste micro-organismo pode ocorrer para o recém-nascido, ocasionando riscos à saúde do bebê, que pode desenvolver doenças graves como pneumonia, meningite e sepse.
Estudo continua com as coletas, oferecendo grande colaboração à saúde das gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde em Porto Velho (foto: Fiocruz Rondônia)Já um estudo inédito realizado pelo grupo de pesquisa em Saúde nas Prisões da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), por meio de cooperação técnica com o Ministério Público/RJ, analisou as causas de óbito no Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (2016-2017). Os resultados apontam que as doenças infecciosas foram responsáveis por 30% das mortes na população carcerária, seguidas pelas doenças do aparelho circulatório (22%), causas externas (12%) e as doenças do aparelho respiratório (10%). Dentre as infecciosas, destacam-se HIV/Aids (43%), tuberculose (40,7%) e septicemias (13%). Considerando os óbitos com menção à tuberculose em outras linhas da declaração de óbito, esse porcentual se eleva para 52%.
Confira e consulte as principais notícias sobre Covid-19 do mês:
Clique na imagem para acessar os links para as notícias.
Confira também a linha do tempo completa de Covid-19 em 2020.
27/11/2020.
Retrospectiva 2020
Mais notícias