25/11/2020
Agência Fiocruz de Notícias (AFN)
Além de inaugurar um laboratório na nova estação na Antártica, a Fiocruz também enviou, em janeiro, uma segunda expedição para coletas na Estação Antártica Comandante Ferraz, na Ilha Rei George e em locais próximos (confira o Especial Antártica na AFN). A Fundação divulgou ainda o relato da primeira expedição Fioantar.
Fiocruz conta com um laboratório permanente na nova Estação Antártica Comandante Ferraz, que foi inaugurada em janeiro de 2020 (foto: Peter Ilicciev)
No mesmo mês, um projeto do Ministério da Saúde (MS) coordenado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) indicou que a desnutrição materna aumenta a suscetibilidade para zika. Publicada na revista científica internacional Science Advances, a pesquisa investigou fatores ambientais que podem potencializar os efeitos neurotóxicos do vírus zika durante a gestação. O estudo contou com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto Evandro Chagas (IEC) e do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemayer (IECPN).
Ainda na temática arboviroses, um estudo inédito coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) apontou que a dengue foi a mais comum no Rio de Janeiro em 2018. Intitulada Projeto Soroprevalência ZDC, a pesquisa mostrou que a doença foi responsável por 30% dos casos no município, com 53% dos casos concentrados na Área de Planejamento (AP) Santa Cruz.
Confira e consulte as principais notícias sobre Covid-19 do mês:
Clique na imagem para acessar os links para as notícias.
Confira também a linha do tempo completa de Covid-19 em 2020.
27/11/2020.
Retrospectiva 2020
Mais notícias