Início do conteúdo

26/11/2020

Retrospectiva 2020: Setembro

Agencia Fiocruz de Noticias (AFN)


Um projeto da Fiocruz Ceará foi aprovado no Programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Trata-se do desenvolvimento de um software aplicado à realidade virtual para pacientes em reabilitação pós Acidente Vascular Cerebral (AVC), com objetivo de aumentar a neuroplasticidade do paciente e ser mais efetivo no processo de neuroreabilitação. A proposta é utilizar realidade virtual como alternativa à terapia por espelho, proporcionando assim, maior imersão do paciente. A técnica potencializa a percepção do cérebro da existência de um membro sadio no lugar do parético.

Projeto utiliza realidade virtual como alternativa à terapia por espelho, proporcionando, assim, maior imersão do paciente (imagem: Fiocruz Ceará)
 
 

Também em setembro, o Fórum Fiocruz de Memória marcou os 50 anos do Massacre de Manguinhos. Em 1970, sob a vigência do Ato Institucional nº 5, dez pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz - embrião da Fiocruz - foram cassados pela ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) em um dos períodos mais sombrios que a instituição atravessou. O episódio ficou conhecido como Massacre de Manguinhos, título que o pesquisador Herman Lent – um dos cassados – deu ao livro publicado em 1978, no qual narra e analisa os fatos relacionados à cassação. 

A Fiocruz Pernambuco teve aprovado um fármaco brasileiro para tratamento da esquistossomose. Foi a primeira vez que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) concedeu o status de orphan drug para um medicamento desenvolvido inteiramente no Brasil: o imunomodulador P-MAPA. O P-MAPA é a sigla para anidrido polimérico de fosfolinoleato de magnésio e amônio e proteína, denominação química de um biopolímero produzido por fermentação pelo fungo Aspergillus oryzae.

Coordenada em conjunto pela Fiocruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), uma pesquisa apontou que aleitamento aumentou nas últimas décadas. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019) analisou 14.584 crianças com menos de cinco anos de vida, de todos os estados do país e do Distrito Federal, no período entre fevereiro de 2019 e março de 2020. 

O Enani é um levantamento com amplitude inédita (foto: Salvador Scofano / Fiocruz Imagens)
 

 

Realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), um estudo avaliou o diagnóstico e o tratamento de câncer no Brasil. A pesquisa Futuro das tecnologias de diagnóstico e tratamento do câncer 2019-2049 buscou saber como os profissionais que estão na ponta, atendendo pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) e no setor privado, vêem as tecnologias do futuro voltadas ao câncer e que barreiras de acesso a diagnóstico e tratamento identificam. Os resultados sugerem a possibilidade de uma revolução na atenção ao câncer antes de 2049, na percepção dos oncologistas. Aqueles que acreditam que isso seja provável ou muito provável representaram 64,95% respondentes. 

 

Confira e consulte as principais notícias sobre Covid-19 do mês:

Clique na imagem para acessar os links para as notícias. 

Confira também a linha do tempo completa de Covid-19 em 2020.

27/11/2020.

Voltar ao topo Voltar