Início do conteúdo

26/11/2020

Retrospectiva 2020: Novembro

Agencia Fiocruz de Noticias (AFN)


No início de novembro, o Papa Francisco enviou uma mensagem de reconhecimento e agradecimento para a Fiocruz e seus profissionais. A bênção foi enviada por ele em resposta a um convite para que enviasse uma mensagem na ocasião do seminário Fratelli tutti: A mensagem social global do Papa Francisco, promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz). "Neste momento em que o Brasil, juntamente com o resto do mundo, enfrenta a pandemia da Covid-19 se faz ainda mais significativa a missão desta instituição", afirmou o Papa na carta, em que reconhece o "trabalho de excelência científica na área de saúde pública realizado nesta centenária instituição que, a exemplo do seu renomado fundador, o sanitarista Oswaldo Cruz, promove a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros".

No mesmo mês, a Fundação  foi escolhida para presidir a Aliança Latino Americana de Saúde Global (Alasag), durante o 6º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Saúde Global. A Fiocruz foi a anfitriã do encontro, que teve como tema central Desenvolvimento Sustentável e Saúde Global: Os Desafios da Desigualdade na Região, e contou com cerca de 650 participantes inscritos, provenientes de mais de 25 países da região e do mundo. A Alasag é uma associação de instituições que atuam internacionalmente, para impulsionar a abordagem global da saúde na educação, investigação e cooperação técnica nos países da América Latina e do Caribe. No Brasil, além da Fiocruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade de São Paulo (USP) participam da Aliança, que conta ainda com representantes do Chile, México, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru e Nicarágua.

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) obteve o registro do genérico clone do Dolutegravir sódico (DTG). O antirretroviral foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto de 2020 e a aprovação se deu pela Resolução Nº 3972, publicada (5/10) no Diário Oficial da União. O medicamento será fruto de uma transferência de tecnologia, firmada em julho de 2020, com as farmacêuticas ViiV Healthcare e GSK. Denominada Aliança Estratégica, a cooperação contempla a transferência de tecnologia e o fornecimento dos medicamentos Dolutegravir 50mg, Lamivudina 300mg e Dolutegravir50 mg + Lamivudina 300mg.

 

A Fiocruz Mato Grosso do Sul ofereceu para a UNA-SUS o novo curso online Saúde das Populações de Fronteiras. O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para realizar o cuidado integral e resolutivo dessas populações. O curso é autoinstrucional, teve início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, totalmente gratuito. As inscrições seguem abertas até abril de 2021.

Um novo kit, que está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), tem como objetivo de diminuir os custos do diagnóstico molecular das meningites bacterianas em até 80%, com relação aos testes disponíveis atualmente, visando seu uso em laboratórios públicos, principalmente, e privados.

Um artigo publicado na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz aponta um método promissor para o controle do Aedes aegypti. Trata-se do uso de mosquitos como veículo para disseminar minúsculas partículas de inseticidas, como o piriproxifeno (PPF) em criadouros. 

A análise de uma série histórica da incidência da dengue em 20 países das Américas do Sul e Central concluiu que a dinâmica de ocorrência da dengue foi alterada após as epidemias do vírus zika, possivelmente em função de uma imunidade cruzada entre os dois vírus que são da mesma família. O trabalho foi liderado por um pesquisador da Fiocruz Bahia e publicado no periódico Tropical Medicine & International Health.

 

Confira e consulte as principais notícias sobre Covid-19 do mês:

Clique na imagem para acessar os links para as notícias. 

Confira também a linha do tempo de 2020 completa

27/11/2020.

Voltar ao topo Voltar